As fontes dizem que as boas impressões de Isak vão para além dos 23 golos que marcou na época passada na Premier League.
A evolução sob o comando de Arne Slot significa que é necessário um novo perfil de avançado para o sistema, e o seu jogo rápido e clínico no ataque - combinado com a capacidade de se lançar em profundidade, combinar com os médios e trazer outros jogadores para o jogo - faz dele um encaixe natural para o rumo que estão a tomar. Darwin Núñez vai sair e fontes próximas do poder em Anfield sugerem que Slot procura um avançado que consiga ligar a equipa e não apenas finalizar oportunidades.
O Liverpool está ciente de que o Newcastle não quer ouvir falar dele este verão, mas a principal razão para o otimismo é a situação contratual que se arrasta.
O Newcastle sabe o que tem em Isak e sabe o que ele vale no mercado atual. Internamente, fala-se de Isak como um dos melhores avançados-centrais do mundo.
O problema neste momento? Ele não é pago como tal. O atual contrato de Isak vai até 2028, mas, apesar de ser o melhor avançado da equipa, não é um dos que mais ganha no Newcastle.
As conversações sobre um novo contrato começaram há mais de um ano, mas os planos para um acordo melhorado estagnaram no início da época passada. Na época, as negociações esbarraram em uma série de obstáculos, incluindo um desacordo sobre uma possível cláusula de rescisão, segundo fontes.
Neste momento, o clube mantém-se reservado quanto ao estado atual das conversações - e acredita-se que isso se deve ao facto de o Newcastle estar a manter tudo em segredo, para evitar que as discussões descarrilem com ruídos externos.
Mas o clube precisa de uma solução, ou vai perdê-lo. Isak precisa de se tornar o jogador mais bem pago do Newcastle. Bruno Guimarães lidera atualmente a estrutura salarial do clube com mais de 150 mil libras semanais (175 mil euros), e acredita-se que Isak precisaria de cerca de 200 mil libras semanais (235 mil euros) para se comprometer a longo prazo.

O Liverpool está atento ao atraso e tem sido encorajado antes da grande decisão sobre quem vai liderar o seu ataque na próxima época.
O seu interesse é genuíno. Embora não tenha sido feita qualquer abordagem formal, os responsáveis pelo recrutamento falaram sobre Isak, e uma verba na ordem dos 140 milhões de euros é vista como o ponto de partida para conversações sérias.
Seria um grande investimento, mas o Liverpool está a mostrar ambição. Florian Wirtz está a chegar. Mohamed Salah e Virgil Van Dijk assinaram novos contratos. Este é um clube que se está a remodelar ao mais alto nível - e Isak é um jogador que acreditam encaixar nessa visão.
Outros nomes como Hugo Ekitike e Victor Osimhen (leia mais sobre a situação da sua transferência aqui) foram considerados. Mas Isak destaca-se pela sua experiência na Premier League e versatilidade tática.
Se o Newcastle não conseguir encontrar um terreno comum em breve, o Liverpool poderá atacar.
