A época da Premier League está de volta, e é altura de passar os fins de semana inteiros a ver futebol sem parar. A época 2025/26 deverá ser uma das mais intrigantes de sempre, com algumas caras conhecidas de volta, caras novas e muitas mudanças nos jogadores, treinadores e equipas.
À medida que a época recomeça, o mesmo acontece com a época da Fantasy Premier League, com os jogadores a começarem a reunir o seu plantel, à procura dos jogadores imprescindíveis e das compras inteligentes. Esta época, há algumas alterações que podem ter impacto nos jogadores que se tornam desejáveis, uma vez que serão oferecidos mais pontos do que nunca num jogo.
Alterações nos pontos de bónus
O sistema original de pontos de bónus (BPS) - que permitia que os jogadores recebessem um, dois ou três pontos extra por contribuições estatísticas no jogo - foi ligeiramente alterado para a próxima época da FPL.
Agora, os guarda-redes recebem três pontos de BPS por defesas na área (em vez de dois) e oito por defender um penálti (em vez de nove), sendo que as defesas na área compensam os pontos reduzidos da defesa do penálti.
No que diz respeito aos penáltis, os jogadores de todas as posições recebem agora 12 pontos de BPS por marcarem um penálti, quando antes eram escalonados, com os avançados a receberem 24 pontos, os médios 18 e os defesas 12.
O BPS para desarmes baseia-se agora apenas nos "desarmes ganhos", em vez do total de "desarmes ganhos" menos "desarmes falhados". São ganhos dois pontos de BPS por cada "desarme ganho". Os jogadores também ganham mais pontos de BPS por cortes em cima da linha de golo, passando de três para nove pontos.
Pontos de bónus baseados no número de ações defensivas
A ponderação da FPL para os jogadores que realizam ações ofensivas chegou finalmente ao fim. Esta época, os pontos de bónus (PB) serão atribuídos aos jogadores com base no número de ações defensivas que realizarem durante um jogo.
As ações defensivas são divididas entre os defesas, os médios e os avançados, sendo que a função de cada jogador contribui para o seu envolvimento defensivo. As ações defensivas dos defesas são alívios, bloqueios, interceções e desarmes. As ações defensivas dos médios e dos avançados são alívios, bloqueios, interceções, desarmes e recuperações de bola.
São atribuídos dois PB aos defesas por cada 10 ações defensivas, enquanto os médios e os avançados recebem dois PB por cada 12 ações.
Alguns dos melhores jogadores que se destacaram para receber estes pontos de bónus por ações defensivas são James Tarkowski, Murillo, Moises Caicedo e Elliot Anderson.
Duas utilizações de cada uma das quatro fichas
A utilização das fichas também mudou para a época 2025/26 da FPL. Normalmente, há uma oportunidade de utilizar "Triple Captain", "Free Hit" e "Bench Boost" por época para ganhar pontos extra nas jornadas. Agora, pode utilizar todas estas fichas duas vezes, em linha com a ficha "Wildcard" que já podia ser utilizada duas vezes.
A ficha "Assistant Manager", utilizada na época passada, foi removida do jogo este ano.