É claro que o assunto número um da FPL neste Natal será a substituição de Bukayo Saki (10,5) e é nisso que vamos concentrar-nos antes da 18.ª jornada. Mikel Arteta disse na sua conferência de imprensa que o inglês está fora de ação durante algumas semanas e é muito duvidoso que o treinador espanhol nos esteja a enganar neste caso. É claro que não há dúvidas quanto à escolha do capitão para o Boxing Day. Depois de marcar 21 golos contra o Tottenham, Mohamed Salah (13,5) no jogo contra o Leicester em casa é um candidato natural.
Quem comprar:
Ismaila Sarr (5,7) - depois de uma série de jogos difíceis, o Crystal Palace está a entrar num calendário mais fácil e vale a pena olhar para os seus jogadores na FPL. Sarr está finalmente a mostrar todo o seu potencial com a camisola dos eagles e nos seus últimos dois jogos marcou três golos e fez uma assistência. É certo que a sua equipa perdeu para o Arsenal por 1-5, mas ele marcou um golo muito bonito. Comprá-lo no lugar de Saka pode ser uma decisão muito ousada, mas certamente vale a pena tê-lo no seu radar.
Luis Diaz (7,4) - um substituto muito mais natural para Saka. Claro que todos temos Salah no plantel, pelo que comprar Diaz significa duplicar a produção ofensiva do Liverpool, mas, afinal, é preciso comprar alguém para substituir Saka, e não há assim tantas opções no mercado. O colombiano foi recentemente poupado na Taça da Liga e, contra o Tottenham, jogou quase todo o jogo e marcou dois golos. Podemos esperar uma reviravolta dele no jogo contra o Leicester, e depois o calendário do Liverpool também parece muito bom.
Jhon Duran (5,9) - outro colombiano, mas desta vez para quem não precisa de se preocupar com Saka. É claro que a questão do atacante do Aston Villa é sempre um problema, pois nunca se sabe quem vai jogar - Duran ou Ollie Watkins. Mas, neste caso, estamos a falar do jogador mais barato dos dois, pelo que as nossas expetativas também devem ser muito mais baixas. Além disso, marcou três golos nas últimas três rondas, mandou Watkins para o banco de suplentes e tem um calendário bastante bom pela frente. O risco pode muito bem compensar no caso dele.
Dicas do Flashscore:
Dejan Kulusevski (6.4) - O Tottenham não vai achar fácil livrar-se de uma derrota pesada para o Liverpool, e contratar jogadores dos Spurs pode ser arriscado nesse sentido. No entanto, apesar do declínio na forma da equipa como um todo, o sueco tem tido um desempenho muito bom, pois marcou um golo em cada um dos seus últimos cinco jogos em todas as competições. No ataque, ele desempenha um papel fundamental e garante um desempenho garantido em todos os jogos. A um preço de 6,4 milhões, é uma boa escolha.
Erling Haaland (14.8) - mais uma vez, depois de muito tempo, talvez seja a altura certa para comprar um avançado norueguês para as nossas equipas. Ele tem tido dificuldades em estar em boa forma, tal como o Manchester City no seu todo, mas isso não vai certamente durar para sempre. E se ele voltar a marcar golos, vai querer tê-lo de certeza no seu plantel. Muitos jogadores agora têm orçamentos maiores após a venda de Saka, e o Manchester City tem um calendário muito bom pela frente, incluindo um confronto em casa contra o Everton no Boxing Day. Mas, por outro lado, é preciso ter cuidado, pois a defesa do Everton mostrou recentemente que pode parar os melhores ataques da Premier League.
Ismaila Sarr (5,7) - seria estranho deixar de fora o médio senegalês do Crystal Palace neste texto. A sua vantagem indiscutível é que joga agora na posição de segundo avançado da equipa, e tem um enorme potencial na vertente ofensiva. Sarr marcou apenas 61 golos na FPL durante toda a época, mas neste jogo vale a pena guiar-se pela forma atual dos jogadores, e Sarr está em grande forma. Ele confirmou isso com um golo muito bonito no último jogo contra o Arsenal.