Firmino, Milner, Oxlade-Chamberlain e Keita: vira-se a página no Liverpool

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Firmino, Milner, Oxlade-Chamberlain e Keita: vira-se a página no Liverpool

Bobby Firmino deixa o clube com a sua marca
Bobby Firmino deixa o clube com a sua marcaAFP
O Liverpool anunciou esta quarta-feira que não vai renovar os contratos de Roberto Firmino, James Milner, Alex Oxlade-Charmberlain e Naby Keita. Os "reds" terão um verão atarefado pela frente, com o objetivo de limpar o seu plantel e começar melhor do que esta época.

Alguns grandes nomes deixam o Mersey. Depois de muitos anos de glória para os Reds, Roberto Firmino, James Milner, Alex Oxlade-Chamberlain e Naby Keita vão partir para outros horizontes. O Liverpool terá de compensar estas perdas no meio-campo, sem a garantia de disputar a Liga dos Campeões na próxima época. É uma falta de atratividade que tanto pode beneficiar como prejudicar o clube.

Buracos a preencher

Um dos maiores problemas dos Reds esta época tem sido o envelhecimento do seu meio-campo. Com uma média de idade superior a 30 anos, o coração do jogo do Liverpool tem sofrido com a falta de ritmo e agressividade.

Seguindo esta lógica, o Liverpool chegou à conclusão de que deve desfazer-se de alguns elementos do seu plantel. James Milner (37 anos) foi o primeiro a não voltar a ser contratado. Ajudou a sua equipa a fazer face a ausência de Virgil Van Dijk, mas vai agora sair. Para preencher o vazio que ele deixará, os homens de Merseyside terão de recorrer à nata do meio-campo defensivo. A escolha pode recair sobre o Newcastle ou o Aston Villa, que têm feito boas épocas.

Alex Oxlade-Chamberlain, por outro lado, só disputou 9 jogos na Premier League esta época e é um dos que recentemente alcançaram o estatuto de suplente de luxo. Além disso, o inglês vai fazer 30 anos no próximo verão, o que não joga a seu favor. A decisão de não o contratar é, portanto, lógica. No entanto, os Reds terão de encontrar um substituto mais jovem para ele, a fim de reconstruir o seu plantel.

Como Oxlade-Chamberlain, Naby Keïta também esteve muito tempo no banco (8 jogos disputados na Premier League). Depois de chegar ao clube em 2018, nunca se impôs. O seu contrato está a chegar ao fim, pelo que é lógico que o Liverpool não o renovará. Também aqui, terão de procurar um médio mais jovem e mais eficaz do que o guineense.

Por fim, uma das saídas mais importantes do lote é a de Bobby Firmino. Adorado por todos os adeptos dos Reds e respeitado pela hierarquia, o brasileiro foi durante muito tempo a figura de proa do ataque do Liverpool (109 golos marcados em 360 jogos). Infelizmente, tudo o que é bom tem de acabar e, para o avançado-centro de 31 anos, tem sido difícil seguir em frente esta época. Com as entradas de Cody Gakpo e Darwin Nunez, bem como as repetidas lesões, perdeu o lugar de titular, o que o empurrou inevitavelmente para a saída. Ele é o único jogador cuja posição já está preenchida.

Época para reconstruir?

A época de 2023/2024 do Liverpool será, portanto, a da regeneração do plantel e do início de uma nova era. Talvez na Liga dos Campeões ou... na Liga Europa. O facto é que o plantel vai querer seguir em frente e superar-se depois deste ano difícil.

Com 4 novos jogadores a juntarem-se à equipa, os Reds terão de avançar, de se reequipar e de mostrar ambição. Tudo será revisto e serão feitas alterações. Resta saber se isso vai durar, ou se o desafio de revigorar o meio-campo não será cumprido.

Entretanto, o Liverpool ainda tem dois jogos da Premier League para disputar. Um contra o Aston Villa, o outro contra o Southampton. Se o clube quiser manter-se na Liga dos Campeões, terá não só de vencer estes jogos, mas também de apostar nas derrotas do Manchester United, com um ponto de avanço e um jogo em atraso.