Mais

Flashback: Beckham vs. Alex Ferguson - a história do infame incidente das botas

David Beckham placado por Ashley Cole durante o jogo da Taça de Inglaterra
David Beckham placado por Ashley Cole durante o jogo da Taça de InglaterraPaul Barker / AFP / Profimedia / Flashscore
Na viragem do milénio, o Manchester United era uma potência. Sob o comando do seu maior treinador, Sir Alex Ferguson, e com uma grande equipa, onde se destacava David Beckham, uma das estrelas de futebol mais famosas para além das fronteiras do desporto, sentia-se imparável.

É difícil encontrar um clube mais popular, mais seguido e, por conseguinte, mais visto nessa altura. Por isso, quando surge um problema num ambiente destes, é natural que cause grande alarido.

Um desses incidentes ocorreu após a derrota dos Red Devils frente ao seu grande rival, o Arsenal, há 22 anos, a 15 de fevereiro de 2003.

Era um sábado. O Manchester United defrontava o seu rival de Londres, nos oitavos de final da Taça de Inglaterra. O jogo foi disputado em Old Trafford, a casa dos Red Devils.

Na altura, ambas as equipas estavam no topo absoluto do futebol inglês e mundial. Ambas as equipas tinham equipas excecionais, lideradas por treinadores fantásticos: Alex Ferguson e Arsene Wenger.

O Manchester United não jogou nada bem. Edu e Sylvain Wiltord marcaram os golos do Arsenal, fazendo com que os gunners vencessem por 2-0 e eliminassem os Red Devils da Taça de Inglaterra, perante a lotação esgotada no seu "Teatro dos Sonhos".

O resultado, mas também o desempenho, enfureceu o seu treinador. O que se passou depois no balneário do Manchester United é provavelmente o incidente de balneário mais (in)famoso da história do futebol mundial.

Raiva que levou a lesões

Após a derrota, Alex Ferguson causou um enorme tumulto no balneário da sua equipa. Praguejou contra os seus jogadores a plenos pulmões. Uma das principais vítimas das suas repreensões foi Beckham, e é preciso acrescentar que ele provavelmente mereceu.

Beckham cometeu um erro que deu origem a um dos golos do Arsenal e admitiu mais tarde que não tinha feito um bom jogo.

Mas também aconteceu outra coisa. Num acesso de raiva, Alex Ferguson pontapeou uma bota de futebol que estava no chão à sua frente. Pontapeou-a na direção de Beckham, e com tal precisão que o famoso futebolista acabou por ficar com um corte na sobrancelha.

Rutura de relações e saída de Beckham

Os ânimos exaltaram-se e os jornalistas dos tablóides, que são - sobretudo no Reino Unido - de facto muito inventivos e persistentes, alimentaram-nos. Falou-se imediatamente do clima de tensão entre Ferguson e Beckham. No entanto, a sua relação foi sempre considerada muito forte e especial, uma vez que Beckham fazia parte da famosa "Classe de 92".

A Classe de 92 é a famosa geração de jogadores do Manchester United que entrou na equipa principal em 1992 (ou por volta dessa data). Seis jogadores, que na altura eram companheiros de equipa nas equipas jovens dos Red Devils, fazem parte deste grupo: Nicky Butt, Ryan Giggs, Gary Neville, Phil Neville, Paul Scholes e Beckham.

O incidente e todas as circunstâncias levaram a uma grande especulação sobre transferências, com as casas de apostas a oferecerem probabilidades sobre quem seria o primeiro a deixar Old Trafford: Beckham ou Alex Ferguson.

No entanto, ambos os intervenientes no confronto falaram mais tarde calmamente sobre o assunto. 

"Foi um acidente completamente estranho. Foi esquecido imediatamente dentro do clube, mas o incidente chegou às manchetes, o que fez com que as pessoas começassem a especular sobre o nosso relacionamento.  Mas, para mim e para o patrão, estava tudo acabado", disse David Beckham.

Apesar deste incidente, David Beckham fez 52 jogos pelo Manchester United na época 2002/03, marcando 11 golos. Ganhou o título da Premier League de 2003 com os Red Devils. No entanto, no verão de 2003, Beckham acabou por deixar o seu amado clube e rumou ao Real Madrid.