Mais

Flashback: Derrotas esmagadoras e humilhações - as maiores goleadas da história da Premier League

Manchester United venceu o Ipswich por 9-0 em 1995, um recorde de vitória que foi igualado mas nunca melhorado na Premier League
Manchester United venceu o Ipswich por 9-0 em 1995, um recorde de vitória que foi igualado mas nunca melhorado na Premier LeaguePA / PA Images / Profimedia
O futebol é o desporto mais popular do mundo e a liga de futebol mais vista é a Premier League inglesa. O que as pessoas mais apreciam neste jogo são os golos. Os jogos mais memoráveis são frequentemente aqueles em que são marcados muitos golos. No entanto, embora os golos possam tornar os jogos bonitos, para uma das partes, podem tornar o jogo muito cruel para a outra.

Por vezes, acontece que apenas uma das equipas marca todos os golos. Vejamos as vitórias mais esmagadoras da história da Premier League. Um dos jogos que quebrou o recorde teve lugar há quase exatamente 30 anos...

Os golos apimentam o futebol

A era da Premier League começou em 1992 - a época de 2024/25 é o 33.º ano da competição inglesa de topo sob esta marca. Até agora (até ao último jogo disputado), foram marcados 34.109 golos em 12.667 jogos da Premier League. Assim, a média a longo prazo de golos marcados num jogo da Premier League é de 2,69 golos por jogo.

Na época 2024/25, este número é atualmente superior a três (embora apenas ligeiramente - 3,02). É claro que, em alguns jogos, são marcados muitos mais golos. Estes jogos atípicos aumentam a média geral.

E se houver três vezes mais golos do que o normal num jogo, e se só acertarem numa rede? Bem, estas são as vitórias (ou, na perspetiva oposta, as derrotas) mais significativas da história da Premier League.

Vitórias com nove golos na Premier League

1995: Manchester United 9 - 0 Ipswich Town

9-0 é o recorde de vitórias na história da Premier League. Este resultado foi alcançado pela primeira vez a 4 de março de 1995, quando o Manchester United goleou o Ipswich Town.

Ao intervalo, o resultado era "apenas" 3-0, mas na segunda parte o número de golos triplicou, atingindo um resultado final de 9-0. O avançado Andy Cole marcou cinco golos e tornou-se o primeiro jogador a marcar cinco golos num jogo da Premier League.

Apesar desta grande vitória, o Manchester United não conquistou o título em 1995. Os vencedores da Premier League foram o Blackburn Rovers e o melhor marcador da competição foi Alan Shearer, que marcou 34 golos pelo Blackburn (Andy Cole marcou 21 golos na liga nessa época).

Esta vitória icónica dos Red Devils em Old Trafford sobre o Ipswich Town faz agora 30 anos e continua a ser a maior da era da Premier League. No entanto, este resultado recorde foi posteriormente igualado três vezes.

Golos (Man- United): Roy Keane 15', Andy Cole 19', 37', 53', 65', 87', Mark Hughes 55', 59', Paul Ince 72'

2019: Southampton 0 - 9 Leicester City

Foram precisos 24 longos anos para igualar o recorde. Outro jogo que terminou com um resultado de 9-0 teve lugar na Premier League de 2019/20, quando o Southampton jogou contra o Leicester City no Estádio St Mary's, em outubro de 2019.

O visitante Leicester City foi a equipa vencedora. O resultado também estabeleceu um novo recorde para a maior vitória fora de casa na história do futebol inglês de primeira divisão (não apenas na era da Premier League).

Dois jogadores brilharam no jogo com três golos. Um deles foi a lenda dos Foxes, Jamie Vardy. O outro foi o espanhol Ayoze Pérez, que marcou 12 golos em 80 jogos do campeonato durante quatro anos no Leicester City - assim, um quarto dos seus golos foram marcados neste único jogo.

Golos (Leicester City): Ben Chilwell 10', Youri Tielemans 17', Ayoze Perez 19', 39', 57', Jamie Vardy 45', 58', 90+4' (penálti), James Maddison 85'

2021: Manchester United 9 - 0 Southampton

Quinze meses depois, em fevereiro de 2021, o Southampton foi novamente goleado por 9-0, desta vez com o Manchester United. A derrota de 2021 frente aos Red Devils fez do Southampton a primeira equipa a perder duas vezes, quanto mais em épocas consecutivas. Em contrapartida, o Manchester United foi responsável por duas das três vitórias recordistas nesta altura.

Golos (Man. United): Aaron Wan-Bissaka 18', Marcus Rashford 25', Jan Bednarek 34' (autogolo), Edinson Cavani 39', Anthony Martial 69', 90', Scott McTominay 71', Bruno Fernandes 88' (penálti), Daniel James 90+3'

2022: Liverpool 9 - 0 Bournemouth

Em agosto de 2022, teve lugar o quarto jogo, que é a maior vitória/derrota conjunta da história da Premier League. Nessa ocasião, o Liverpool goleou o Bournemouth por 9-0.

A grande vitória foi marcada pelo excelente início de jogo dos Reds. O Liverpool abriu uma vantagem de 2-0 nos primeiros seis minutos, através de um cabeceamento de Luis Diaz e de um remate de longa distância de Harvey Elliott (com o seu primeiro golo na Premier League).

Golos (Liverpool): Luis Diaz 3', 85', Harvey Elliott 6', Trent Alexander-Arnold 28', Roberto Firmino 31', 62', Virgil Van Dijk 45', Chris Mepham 46' (autogolo), Fábio Carvalho 80'

Siga a Premier League no Flashscore