Mais

Flashback: "Fazer um Sandy Brown" - Um memorável golo na própria no dérbi de Merseyside

Os adeptos do Everton durante um jogo recente contra o Crystal Palace
Os adeptos do Everton durante um jogo recente contra o Crystal PalaceAlex Livesey / Getty Images via AFP / Flashscore
Goodison Park, a casa do Everton, foi inaugurada em 1892. Este sábado, 7 de dezembro, será muito provavelmente a última vez que recebe o famoso dérbi da cidade entre o Everton e o Liverpool, uma vez que os Blues vão mudar-se para o seu novo estádio após a época em curso.

Quase exatamente nesse dia, a 6 de dezembro de 1969, Goodison Park assistiu a um momento que entrou para a história e infiltrou-se no vernáculo da sociedade comum inglesa.

Um (im)popular golo na própria

Se há uma coisa que nenhum jogador quer fazer num dérbi é marcar na própria baliza. Quando os dois rivais da cidade se defrontaram em Goodison Park na época de 1969/70, o defesa do Everton, Sandy Brown, não só faz um autogolo, como o fez em grande estilo.

O Liverpool já ganhava no início da segunda parte, quando o extremo Peter Thompson desceu a linha lateral esquerda e fez o que parecia ser um cruzamento inofensivo para a área do Everton.

Mas Sandy Brown não tinha lido esse guião. Ao correr para o centro da área, lançou-se num cabceamento espetacular, tentando afastar a bola para canto, mas que acabou a beijar as redes. A acrescentar à ignomínia do momento, o próprio Sandy Brown caiu sobre a linha de golo e e teve de engolir o orgulho quando tirou a bola da baliza.

Os Reds de Liverpool marcaram mais um golo. Ganharam por 0-3 em Goodison Park. Mas, no final, o Everton não lamentou muito a derrota. Na época de 1969/70, conquistou o título, enquanto o Liverpool terminou em quinto lugar.

No entanto, o erro de Sandy Brown ganhou vida própria muito depois de ter sido marcado. Foi um golo tão "bonito" que se tornou um exemplo para a descrição de outros autogolos de cortar a respiração. 

Desde então, em qualquer jogo de futebol de qualquer nível, pelo menos em Liverpool e arredores, a expressão "fazer um Sandy Brown" significa marcar um golo na própria "espetacular".

Quem foi Sandy Brown?

Brown nasceu em 1939 numa pequena cidade de Grangemouth, na faixa central da Escócia. Começou a sua carreira na equipa da liga escocesa Partick Thistle, estreando-se na equipa principal com 18 anos, em 1957.

Era o protótipo tradicional do guerreiro escocês. Jogava mais frequentemente como lateral-esquerdo. Brown era descrito como um defesa extremamente atlético, duro e impetuoso. Por estas qualidades, o Everton adquiriu-o por 38.000 libras em 1963.

No Everton, Brown passou a maior parte da sua carreira de sucesso. Para além do já referido título da liga na época de 1969/70, ganhou também a Taça de Inglaterra em 1966. No total, disputou 251 jogos em todas as competições pelo Everton, marcando 11 golos.

No entanto, o mais famoso foi o seu "12.º" golo, na própria no dérbi de Merseyside a 6 de dezembro de 1969.

Brown deixou o Everton em 1971. Terminou a sua carreira em Shrewsbury, Southport e Fleetwood. Morreu aos 75 anos, em abril de 2014, na sequência de uma longa doença. No entanto, a expressão "fazer um Sandy Brown" perdura até aos dias de hoje.

Últimos encontros frente a frente
Últimos encontros frente a frenteFlashscore

Como será o clássico de sábado em Merseyside? O Everton vai querer honrar a sua casa com uma vitória na despedida. No entanto, enfrenta o líder da Premier League...

Acompanhe o último dérbi de Merseyside a ser realizado em Goodison Park, com o Flashscore.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore