Não foi há muito tempo que alguns quarentões entraram em campo na melhor liga do mundo, e alguns estavam mesmo em forma antidesportiva. Um exemplo disso é o famoso jogo do guarda-redes Neville Southall, que disputou há exatamente 25 anos.
Os jogadores mais antigos da Premier League
Apesar do que foi dito na introdução, mesmo nesta época 2024/2025, há vários jogadores que estão a aproximar-se dos 40 anos e que ainda são muito relevantes em campo.
Os jogadores mais velhos desta época da Premier League são o guarda-redes do West Ham, Lukasz Fabianski (nascido a 18 de abril de 1985), o defesa do Everton, Ashley Young (nascido a 9 de julho de 1985), o médio do Brighton, James Milner (nascido a 4 de janeiro de 1986) e o avançado do Leicester, Jamie Vardy (nascido a 11 de janeiro de 1987).
Atualmente, Milner está afastado por uma lesão de longa duração, mas todos eles ainda são titulares nas suas equipas.
Quais foram os jogadores mais velhos a disputar uma partida da Premier League na história? Na maioria das vezes, foram (naturalmente) guarda-redes, sobretudo suplentes, mas também há um avançado lendário na lista.
Mas vamos começar pelo excêntrico guarda-redes Neville Southall.
De volta ao Bradford
Quando o Bradford City defrontou o Leeds United na Premier League, a 12 de março de 2000, os Bantams tinham um problema na baliza. Ambos os guarda-redes estavam lesionados, e Southall teve de assumir o papel.
A lenda galesa, que ganhou fama com o Everton nas décadas de 1980 e 1990, chegou a ser considerado um dos melhores guarda-redes do mundo. Quando Southall voltou a entrar em campo pelo Bradford, não jogava uma grande partida há vários anos e tinha engordado.
Southall disputou este jogo, que o Leeds venceu por 2-1, com 41 anos, cinco meses e 25 dias de idade. É o sexto jogador mais velho a jogar na Premier League - cinco outros guarda-redes eram ainda mais velhos.
Veteranos guarda-redes mais velhos
O jogador mais velho a atuar na Premier League é o guarda-redes John Burridge, que tinha 43 anos, cinco meses e 11 dias quando jogou pelo Manchester City contra o Queen's Park Rangers em 1995 - o City perdeu o jogo por 3-2.
Burridge estreou-se pelo Workington em 1969, pelo que teve uma carreira de quase três décadas. A sua passagem pela Premier League foi reconhecidamente limitada, com apenas quatro jogos na competição.
No entanto, Burridge era muito conhecido no futebol inglês. Tornou-se célebre pelo seu aquecimento muito específico antes dos jogos.
O segundo jogador mais velho da história da Premier League foi o guarda-redes Alec Chamberlain, em 2007, quando substituiu Ben Foster no empate 1-1 do Watford com o Newcastle.
Alec Chamberlain tinha 42 anos, 10 meses e 23 dias de idade. Foi a sua primeira aparição na primeira divisão desde a campanha de 1999/2000.
Entre os jogadores mais velhos a jogar na Premier League encontram-se grandes nomes da baliza, como Brad Friedel, Mark Schwarzer, Jens Lehmann e Edwin van der Sar.
Jogador de campo veterano
O único jogador de campo da lista é o avançado Teddy Sheringham.
O antigo jogador do Tottenham, do Manchester United e da seleção inglesa tornou-se o jogador mais velho a marcar um golo na Premier League e o único a fazê-lo com mais de 40 anos.
Conseguiu este feito quando jogava no West Ham, na época 2006/2007.