Mais

FlashFocus: Duran está destinado a tornar-se num craque mundial, mas tem de aprender com os erros

Jhon Duran, avançado do Aston Villa
Jhon Duran, avançado do Aston VillaMichael Regan / Getty Images via AFP
Jhon Duran (21 anos) já é um dos melhores avançados da Premier League, apesar de ainda ser o substituto de Ollie Watkins, enquanto Unai Emery gere a ascensão ao estrelato. No entanto, a imaturidade do colombiano deixa dúvidas sobre o seu futuro. Embora o Aston Villa tenha um ambiente ideal para o seu desenvolvimento, só Duran pode acabar com esses pontos de interrogação e tornar-se uma força a ser reconhecida.

O avançado do Aston Villa tornou-se sinónimo de suplente de luxo esta temporada, e Duran aproveitou as oportunidades que teve no banco com uma regularidade surpreendente.

No entanto, desde a sua transferência para o Villa Park, em janeiro de 2023, surgiram dúvidas sobre o temperamento e a impaciência do avançado colombiano. Portanto, esta é a história de uma estrela em formação que precisa de se desenvolver como pessoa antes de estar pronto para ser o centro das atenções.

De origens humildes, surge uma estrela 

Duran cresceu em Zaragoza, um município de Antioquia. A modesta cidade montanhosa tem uma população de cerca de 24.000 habitantes e está situada a cerca de 250 km ao norte de Medellín.

Aos 11 anos, Duran viajou para Medellín para viver com o avô, depois de o Envigado FC o ter convidado para a sua academia. Duran destacou-se aos olhos dos olheiros do clube pelo ritmo eletrizante e pela altura, e nunca houve dúvidas quanto ao seu talento ou confiança inabalável. Depois de uma infância difícil e com pouco dinheiro, a vida de Duran estava prestes a mudar drasticamente - mal sabia ele o quanto.

Apesar de um período de adaptação difícil em Medellín, Duran logo se tornou o mais novo talento emergente da academia do Envigado. O clube tem a reputação de produzir e cultivar estrelas, com nomes como James Rodríguez e Juan Fernando Quintero também a começarem as suas carreiras na "Cantera de Heroes" - o slogan do clube que se traduz como "Academia de Heróis".

Duran foi transformado em avançado pelo treinador da formação do Envigado, Wilberth Perea Mena, depois de ter jogado anteriormente como extremo - uma decisão inteligente. Embora a velocidade de Duran faz com que pareça natural jogar na linha, todos os outros atributos apontam para um ponta de lança em formação.

Perera Mena desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Duran até se tornar o jogador que é hoje, mantendo-o sob controlo fora do campo. No entanto, isso nem sempre foi fácil.

"Jhon às vezes era diferente. Às vezes era um pouco complicado, mas eu sabia como lidar com ele", disse o treinador da equipa juvenil à BBC Sport em setembro.

Duran continua a ser um personagem complicado e as explosões em campo não o favorecem, mas Mena acredita que, quando o conhecemos, um lado diferente revela-se.

"Jhon é uma pessoa nobre e calma e é preciso conhecê-lo um pouco mais por dentro", explicou.

Estas caraterísticas vêm da sua família trabalhadora e humilde, de quem Duran se mantém próximo, e essa base deverá ter o seu peso em ouro à medida que a sua reputação continua a subir.

Depois de impressionar na academia, Duran estreou-se como profissional no "El Equipo Naranja" (a equipa laranja) com apenas 15 anos. Pouco depois de estrear, Duran marcou o seu primeiro golo como profissional no empate 3-3 com o Aguilas, tornando-se o segundo marcador mais jovem da história da primeira divisão colombiana.

Logo ficou claro que Duran era um craque e tornou-se um dos principais jogadores do Envigado antes de encerrar a sua passagem pelo seu país natal.

De Chicago a Birmingham: A rápida ascensão de Duran

Duran chamou a atenção do diretor técnico do Chicago Fire, Sebastian Plezer, durante um jogo na primeira divisão colombiana e, apesar de ainda ser um talento em bruto, Plezer ficou impressionado com a sua velocidade e capacidade aérea, de tal forma que, em janeiro de 2021, Duran tornou-se a contratação internacional mais jovem da história da MLS. Ele passaria um ano emprestado ao Envigado, antes de completar 18 anos.

Como é habitual para Duran, o avançado passou por um período de adaptação na primeira metade da campanha com Chicago, mas encontrou o seu lugar na segunda metade, marcando sete golos e sendo o melhor marcador do clube.

Foi a segunda metade da temporada que chamou a atenção de clubes da Europa, mas foi o novo técnico do Aston Villa, Unai Emery, que, acima de tudo, viu em Duran um reforço vital para o seu projeto.

O Aston Villa fez de tudo para garantir os serviços do jogador em janeiro de 2023 e chegou a um acordo de cerca de 15 milhões de euros, com possíveis bónus de mais três milhões.Embora a passagem do colombiano pela MLS tenha sido breve, certamente deixou a sua marca no Chicago, e é uma prova do impacto que causou no clube que a sua saída tenha sido tão dura.

O jogador, que tinha a mentalidade, a autoconfiança e o talento necessários para jogar na Premier League, foi para o topo.

E não demorou muito para deixar a sua marca na Inglaterra. Aos 38 minutos do segundo jogo na Premier League, contra o Manchester City, acertou um belo remate que explodiu no travessão. O Aston Villa perdeu por 3-1, mas Duran mostrou a Inglaterra um vislumbre do que estava por vir.

Dúvidas sobre o carácter

Duran passou um período longe das luzes da ribalta e teve de esperar pacientemente pelas oportunidades sob o comando de Emery. O avançado limitou-se a breves aparições durante o resto da época de 2022/23 e grandes períodos da campanha seguinte. Infelizmente, Duran não aceitou bem a falta de tempo de jogo. A sua imaturidade, que se tornou uma preocupação crescente, voltou a surgir.

Com os adeptos do Aston Villa já frustrados com o facto de Duran ter deixado de seguir o clube nas redes sociais, a decisão de felicitar a colega colombiana Mayra Ramirez pela transferência para o Chelsea em janeiro de 2024, com três corações azuis, foi vista como uma fonte de desrespeito para com os seus empregadores.

Quando questionado sobre o comportamento, Emery descreveu-o como um "erro de um jovem", mas quando esses erros continuam a acontecer, surgem bandeiras vermelhas. Duran continuou a provocar uma saída no verão, cruzando os braços para fazer um sinal de Irons num vídeo do Instagram, numa altura em que uma mudança para o West Ham parecia estar a ser preparada.

O comportamento desrespeitoso e imaturo de alguém que ainda não se estabeleceu como uma estrela da Premier League foi preocupante para o Aston Villa. A arrogância pode ser uma coisa boa, mas precisa de ser canalizada na direção certa, e Duran muitas vezes não conseguiu ler o ambiente.

Uma maneira de silenciar a imprensa negativa é falar dentro de campo e, felizmente, para a carreira de Duran no Aston Villa, ecomeçou a fazer exatamente isso no final da temporada 2023/24 e não olhou para trás desde então.

O avançado colombiano marcou dois golos brilhantes numa participação especial de 12 minutos para resgatar um ponto ao Aston Villa no final do duelo contra o Liverpool, no último jogo em casa da temporada passada, ajudando-o a ganhar um lugar na seleção colombiana da Copa América.

Apesar de não ter conseguido mais do que uma breve participação contra a Costa Rica, no verão passado, Duran começou a atual temporada da Premier League onde parou no final da campanha de 2023/24. O colombiano marcou o golo da vitória como suplente contra o West Ham, o Leicester e o Everton na Premier League e contra os pesos pesados alemães Bayern de Munique e RB Leipzig na primeira metade da Liga dos Campeões desta época.

Alguns desses golos estão entre os melhores da época a nível nacional e europeu. Duran respondeu às dúvidas sobre o motivo de tanta autoconfiança com uma finalização absurdamente instintiva.

O golo impressionante de Jhon Duran contra o Bayern de Munique
O golo impressionante de Jhon Duran contra o Bayern de MuniqueMichael Steele / Getty Images via AFP / StatsPerform

Apesar da abundância de talento à vista de todos, momentos de petulância continuaram a travar a ascensão de Duran. O avançado foi substituído contra o Bolonha, em outubro, apenas dois minutos depois de marcar e viu recentemente um vermelho direto, contra o Newcastle, deixando o Aston Villa sem a sua arma secreta numa fase importante da temporada.

Esses momentos de indisciplina vão frustrar os adeptos e podem fazer com que possíveis pretendentes pensem duas vezes - o caráter de um jogador é tão importante para os clubes como o seu talento no futebol moderno. No entanto, para além desses momentos de irritação, os vislumbres de qualidade tornaram-se momentos regulares de brilhantismo, com Duran a transformar-se numa das estrelas mais quentes da Premier League.

Destinado à grandeza

De acordo com pessoas próximas, quando criança, Duran sempre preferiu ter uma bola nos pés nas ruas de Zaragoza ou Medellín a um livro na mão. E a sua educação para o futebol de rua foi revelada em campo pelo Aston Villa nesta temporada, no maior dos palcos.

É isso que torna Duran tão refrescante: a confiança que tem para se expressar em campo. Há uma sensação de entusiasmo e expetativa no Villa Park sempre que Duran sai do banco, porque o avançado é direto e destemido desde o momento em que entra em campo.

O jovem avançado marcou alguns golos de longa distância esta época, mas não é de admirar. Duran tem um gatilho esquerdo mágico e confiança para tentar o ridículo - uma receita para o espetacular. Se amadurecer e aprender a esperar pela sua oportunidade, Duran pode tornar-se um craque mundial. O colombiano tem o talento e a arrogância necessários para chegar ao topo.

Embora, às vezes, Duran possa pensar que Emery está a atrasar o seu desenvolvimento, o treinador do Aston Villa tem lidado com Duran na perfeição. A única pessoa que pode realmente impedir a sua ascensão ao topo do futebol é o próprio jogador.

Duran está destinado à grandeza e tem todas as cartas sobre o seu futuro.