Depois de terem conquistado o 20.º título inglês, os Reds de Arne Slot pagaram uma fortuna para contratar uma estrela em ascensão, já considerada uma das melhores do mundo, pelo antigo médio dos Reds, e ex-treinador de Wirtz, Xabi Alonso.
A imprensa britânica noticiou esta sexta-feira que os campeões da Premier League tinham chegado a um acordo no valor de 135 milhões de euros para garantir os serviços do médio ofensivo.
Na Alemanha, o valor é ainda mais alto, chegando aos 150 milhões de euros mediante bónus.
O grande potencial de Wirtz na adolescência provocou uma polémica entre o Colónia e o Leverkusen, clube da sua cidade natal, há cinco anos, quando o Leverkusen, que é apoiado pela gigante farmacêutica Bayer, tentou contratá-lo aos 17 anos.
O Colónia argumentou que tinha sido violado um acordo de cavalheiros que impedia a contratação de jogadores das camadas jovens, mas o Leverkusen disse que Wirtz era uma contratação para a equipa principal e, em poucos meses, estreou-se na Bundesliga.
A sua ascensão foi interrompida por uma lesão no ligamento cruzado do joelho, em março de 2022, que o obrigou a falhar os 10 meses seguintes.
Quando regressou, Xabi Alonso já tinha sido nomeado treinador do Leverkusen e, juntos, iriam liderar os melhores dias do clube.
O Bayer Leverkusen acabou com o domínio do Bayern de Munique na Bundesliga de uma forma impressionante, conquistando o título e a Taça da Alemanha sem perder um único jogo na época de 2023/24.
Wirtz marcou o primeiro hat-trick da sua carreira no dia em que o título foi selado contra o Werder Bremen, tendo sido coroado o melhor jogador da Bundesliga.
"Flo é um dos melhores jogadores do mundo, é de classe mundial", disse o agora treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, que comparou o seu protegido a Lionel Messi em termos de compreensão do jogo.
"Porque é que o Messi é tão bom? Porque ele sabe como e quando fazer passes simples. O Messi diz: 'Estás numa posição melhor? Aqui, ali, você tem a bola", acrescentou Xabi Alonso, herói da conquista da Liga dos Campeões pelo Liverpool em 2005.
"Nem sempre se trata de fazer a jogada mais brilhante, mas a melhor e mais inteligente. Florian sabe fazer isso. É por isso que ele é tão bom", elogiou.
"Perfeito para mim"
Tanto o craque quanto o técnico comprometeram-se a permanecer no projeto do Leverkusen por mais 12 meses, mas a derrota na final da Liga Europa com a Atalanta, no encerramento da temporada 2023/24, foi um sinal do que estava por vir.
O Bayern Munique recuperou o domínio do futebol alemão na última temporada, mas não conseguiu convencer Wirtz a seguir o exemplo de muitos outros, que se transferiram para o rival na Bundesliga.
O jogador deixou claro que a sua preferência era a transferência para o campeão da Premier League e a oportunidade de acrescentar o seu nome ao elenco de lendas do Liverpool.
"Estou muito entusiasmado por ter uma nova aventura à minha frente. Este foi também um ponto importante dos meus pensamentos: que quero ter algo completamente novo, sair da Bundesliga e juntar-me à Premier League", disse Wirtz.
"Falei também com alguns jogadores que jogaram lá e disseram-me que é perfeito para mim e que todos os campos são perfeitos, que se pode desfrutar de cada jogo. Estou muito ansioso por jogar o meu primeiro jogo", acrescentou.
Apesar dos 57 golos e 65 assistências em 197 jogos pelo Leverkusen, Wirtz vai começar a vida em Anfield na sombra de Mohamed Salah.
Mas os Reds apostam na criatividade de Wirtz para ajudar a manter os números prolíficos de golos do jogador de 32 anos e aliviar o fardo de carregar o ataque do Liverpool.
O anterior recorde de contratações do clube, Darwin Núñez, não conseguiu dar resultados e poderá ser vendido para ajudar a recuperar parte do grande investimento em novas caras.
O Liverpool espera que Wirtz consiga aguentar a pressão do seu preço e a fisicalidade da Premier League para garantir que não há uma segunda época de queda sob o comando de Arne Slot.