No início da temporada, o jogador de 24 anos notou um declínio no desempenho, após dificuldades para marcar golos e criar jogadas como fazia antes. O City realizou reuniões para tratar da má fase no campeonato, mas Phil Foden sentiu que algo estava errado e o próprio corpo não parecia o mesmo.
"Sinto-me frustrado por não ter conseguido o que eu queria (no Euro-2024). A posição em que fui colocado na esquerda era muito difícil de influenciar o jogo. Depois de ter sido o melhor jogador da Premier League na última temporada e de ter jogado no meio-campo, acho que foi muito difícil adaptar-me à posição", disse ao Manchester Evening News.
O inglês acrescentou que pode jogar em várias posições e tentou lidar da melhor maneira possível com o esquema, mas não conseguiu ter uma atuação à altura do potencial com a seleção inglesa.
"Tenho jogado desde os cinco anos de idade, esforçando-me todos os dias para ser o melhor possível. Sempre dei 100% de mim nos treinos, mas quando somas todos os jogos e todas as viagens, é muito para o corpo. Eu simplesmente não estava a sentir-me a 100% quando estava a treinar, e depois houve alguns problemas", explicou.
"Para mim, o futebol é jogado com o cérebro e, quando o cérebro está mentalmente cansado, não vês o jogador como ele é. Normalmente, estou ansioso para entrar em campo. Normalmente estou ansioso para voltar, mas quando voltei meu o corpo e a minha mente estavam abalados", relembrou.
Foden garantiu que após um tempo de descanso e recuperação, no início da temporada de clubes, tentou ir devagar para voltar a si mesmo.
"Não joguei muito e estava apenas a descansar e a tentar voltar a mim. O meu corpo simplesmente não se sentia como eu estava acostumado e isso é algo com que tive de lidar. Acho que essa é a razão pela qual tive um início de temporada lento", afirmou.
"Quando começo a temporada bem, sinto que o resto da temporada será bom, mas perdi períodos no início da temporada, então acho que é por isso que demorei tanto para começar. Não se pode ficar a pensar muito nisso, essas coisas acontecem com os jogadores de futebol e, aos poucos, estou a voltar a ser eu mesmo", completou.