Mais

Geovany Quenda torna-se no adolescente mais caro do futebol mundial

Geovany Quenda ao serviço do Sporting
Geovany Quenda ao serviço do SportingAFP

Com 17 anos, o extremo do Sporting custou 50 milhões de euros ao Chelsea. Destronou Endrick, numa lista dominada pelos jogadores brasileiros e que conta com mais dois portugueses.

Era já noite de quarta-feira quando o Sporting anunciou a transferência de Geovany Quenda para o Chelsea. No comunicado enviado à CMVM, os leões detalham a transferência do internacional sub-21 português, que comandou uma verba fixa de 50, 777 milhões de euros, mais um bónus de 1,358 milhões de euros.

Contabilizando apenas o valor garantido pelo Sporting, Geovany Quenda tornou-se assim no adolescente mais caro do futebol mundial. O extremo de 17 anos destronou Endrick, que custou 47,5 milhões de euros ao Real Madrid, quando saiu do Palmeiras.

De resto, até esta quinta-feira, o pódio era dominado por jogadores brasileiros, todos eles atualmente no Real Madrid: Rodrygo (45 milhões de euros do Santos) e Vinícius Júnior (45 milhões de euros do Flamengo).

Nas 10 transferências mais caras existem dois portugueses. Fábio Silva deixou o FC Porto por 40 milhões de euros, quando assinou pelo Wolverhampton. Renato Sanches custou 35 milhões de euros quando trocou o Benfica pelo Bayern.

As transferências sub-18 mais caras
As transferências sub-18 mais carasFlashscore