De Bruyne marcou o único golo do jogo no seu penúltimo jogo no Estádio Etihad para dar ao City uma vitória crucial na sua luta pela qualificação para a Liga dos Campeões - e, no processo, o capitão cessante enviou um lembrete do que a equipa vai perder quando ele se for embora.
O belga de 33 anos anunciou no mês passado que deixaria a equipa quando o seu contrato terminasse no final da época.
"Só obrigado", disse Guardiola à Sky Sports, quando questionado sobre o que pensava de De Bruyne.
"A sua contribuição no jogo contra o Crystal Palace, quando estávamos a perder por 2-0, e ele faz o golo hoje (sexta-feira). Estou contente por estar a terminar assim e temos mais um jogo no Etihad".
De Bruyne mostrou-se surpreendido por não lhe ter sido oferecida uma renovação de contrato pelo City, dizendo que ainda tinha muito para dar.
"Muitos colegas de equipa disseram que é triste que eu também tenha de partir, mas é assim que as coisas acontecem por vezes na vida e penso que a forma como estou a atuar e a agir como um colega de equipa... Dou tudo e quero ganhar o jogo", disse na sexta-feira.
"Acho que mostrei que ainda posso jogar, caso contrário não fazia o que fiz nas últimas quatro ou cinco semanas", lembrou.
Guardiola mostrou-se desconfortável quando questionado sobre a possibilidade de prolongar a estadia de De Bruyne.
"Quero o melhor para o Kevin, por isso não podia ser possível passar estes anos sem ele. Ele tem sido um jogador incrível, mas a situação é a que é", disse o treinador.
"É quase impossível substituir este tipo de jogador. Não é apenas o desempenho, é o que ele representa para os nossos adeptos durante muitos e muitos anos. O sucesso que temos pertence aos jogadores".
O médio conquistou 16 troféus desde que se juntou ao City vindo do Wolfsburgo em 2015 - um palmarés que inclui seis títulos da Premier League e a Liga dos Campeões em 2023. Também foi nomeado duas vezes o Jogador da Temporada da Premier League.
Jamie Carragher, ex-defesa do Liverpool, disse que a conversa sobre a última temporada de De Bruyne no City deve ser sobre o que ele contribuiu.
"Não devemos ficar atolados na situação do contrato", disse Carragher na transmissão da Sky.
"Já foi decidido, acabou. Vamos saudá-lo, vamos falar do quão fantástico ele tem sido e vamos falar da estátua, ele vai ter uma estátua, não vai? Para mim, é o melhor jogador de sempre do Manchester City".