De Bruyne marcou um golo e assistiu para outro na vitória do City sobre o Nottingham Forest por 3-0, pela primeira vez em oito jogos, na quarta-feira, para a Premier League. No entanto, o seu contrato expira no próximo ano e os meios de comunicação social britânicos associaram-no recentemente a uma transferência para fora do Etihad.
Guardiola espera contar com mais um bom desempenho do médio na deslocação ao terreno do Crystal Palace, este sábado.
"Não estou envolvido (em discussões sobre contratos)", disse Guardiola aos jornalistas esta sexta-feira.
"Gostaria que ele tivesse 23 anos e assinasse um contrato de 10 anos, é isso que eu gostaria, veremos. Há jogadores (para os quais) o impacto no legado deste clube será eterno, será para sempre. Claro que não é fácil (substituí-los), mas, como clube, temos de encontrar o momento certo, se é que vai acontecer, temos de encontrar a melhor forma", acrescentou o treinador.
A maior questão em torno de De Bruyne é a sua condição física, uma vez que quarta-feira foi a sua primeira partida em mais de dois meses devido a uma lesão abdominal.

Guardiola tem outras lesões para resolver, pois confirmou que Nathan Ake vai falhar o jogo de sábado. O internacional neerlandês disputou oito jogos em todas as competições esta época, devido a uma lesão no tendão, e foi ajudado a sair no final da vitória de quarta-feira com uma nova preocupação.
O treinador também estava à espera da condição física do defesa Manuel Akanji, que saiu ao intervalo da partida contra o Nottingham Forest.
Phil Foden também vai falhar o seu segundo jogo consecutivo, com bronquite.
A má forma do City fez com que o campeão caísse para o quarto lugar na classificação da Premier League, a nove pontos do líder Liverpool e a dois do Chelsea e do Arsenal.
Um dos aspetos positivos da vitória de quarta-feira foi o desempenho de Jack Grealish no meio-campo. Registou uma taxa de acerto de passes de 98% na noite.
"Ele tem atributos para jogar ali", disse Guardiola.
No entanto, o treinador acrescentou que Grealish e todos os jogadores estavam a lutar pela forma física no meio de um calendário intenso.
O City tem mais seis jogos em todas as competições este mês. Depois do Palace, o City desloca-se a Itália para defrontar a Juventus, na continuação da sua campanha na Liga dos Campeões, na quarta-feira.