Mais

Guardiola confirma que Grealish pode deixar o Manchester City: "Não é pessoal"

Jack Grealish pode estar de saída do Manchester City
Jack Grealish pode estar de saída do Manchester CityOli SCARFF / AFP
Pep Guardiola admitiu que Jack Grealish pode deixar o Manchester City, depois de o extremo ter sido dispensado na vitória por 2-0 sobre o Fulham, que selou o seu lugar na Liga dos Campeões, este domingo.

Recorde as incidências da partida

O cabeceamento de Ilkay Gundogan e o penálti de Erling Haaland na segunda parte garantiram ao City o terceiro lugar na Premier League no último dia da época.

No entanto, Grealish, recordista de contratações do clube, não viajou para Craven Cottage para uma partida que Guardiola rotulou como a mais importante da campanha do City.

A ausência do astro inglês levantou novas questões sobre o seu futuro, depois de uma temporada passada principalmente no banco de suplentes.

E Guardiola admitiu que Grealish não era certo estar no City quando a próxima temporada começasse.

"Foi uma questão de seleção", disse Guardiola.

"É um jogador incrível que tem de jogar futebol de três em três dias. Não aconteceu esta época, nem na época passada. Ele precisa de o fazer, e isso é connosco, ou noutro lugar. E isso é uma questão para o Jack, para o seu agente e para o clube. Se ele ficar, tudo correrá bem e ele lutou como lutou desde o primeiro dia para dar o seu contributo, mas não hoje", acrescentou.

Grealish, de 29 anos, assinou oriundo do Aston Villa em 2021 por 100 milhões de euros e desempenhou um papel fundamental na garantia da Premier League, da Liga dos Campeões e da Taça de Inglaterra para completar um triplete histórico, dois anos depois.

No entanto, começou apenas sete vezes na liga esta temporada e foi suplente não utilizado na derrota do City na final da Taça de Inglaterra com o Crystal Palace.

"Não é pessoal"

Quando Guardiola disse que não estava satisfeito com Grealish, o espanhol respondeu: "Quem disse que não estou contente com o Jack? O Rico (Lewis) não foi selecionado, o (James) McAtee foi excecional contra o Aston Villa e o Wolves. Porque não me perguntam pelo McAtee? Não é uma questão pessoal. Tenho 24 jogadores, tive de dispensar seis jogadores para o último jogo e cinco hoje porque o (Mateo) Kovacic foi expulso. Fui eu que lutei para que o Jack viesse para cá, e fui eu que lutei para que ele ficasse cá esta época e na próxima. Fui eu que disse: 'Quero o Jack Grealish'. O que vai acontecer no futuro é um trabalho para (os diretores de futebol) Txiki (Begiristain), Hugo (Viana) e os agentes."

O City começou a campanha com o objetivo de conquistar cinco títulos consecutivos, mas terminou sem um troféu, pela primeira vez em oito anos.

No final, Guardiola estava feliz por concluir uma campanha desanimadora, ao garantir um lugar lucrativo na Liga dos Campeões.

"É um alívio, porque hoje a classificação para a Liga dos Campeões é como ganhar o título", disse.

"Quando não conseguimos vencer a Premier League, os jogadores poderiam ter dito: 'Não luto mais'. Isso já aconteceu muitas e muitas vezes neste país, em que o vencedor da Premier League não se qualificou para a Liga dos Campeões. Nunca desistimos. As pessoas não vão acreditar, mas é um dia muito feliz para nós", explicou.

Guardiola prometeu que o City voltará mais forte na próxima época: "Vamos aprender as lições e na próxima época não voltará a acontecer. Seremos melhores".