Mais

Guardiola e o hat-trick de Marmoush: "Sabíamos que mais tarde ou mais cedo ia mostrar o que vale"

Omar Marmoush com o treinador Pep Guardiola depois de ter sido substituído
Omar Marmoush com o treinador Pep Guardiola depois de ter sido substituídoReuters / Phil Noble
O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, disse que o hat-trick do recém-chegado Omar Marmoush, no sábado, não o surpreendeu depois da época deslumbrante do avançado de 26 anos na Bundesliga.

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, disse que o hat-trick do recém-chegado Omar Marmoush no sábado não o surpreendeu, depois da época deslumbrante que o avançado de 26 anos tem tido na Bundesliga.

Embora Erling Haaland, do City, e Alexander Isak , do Newcastle, tenham sido apontados antes do jogo como dois dos melhores goleadores da liga, Marmoush foi o destaque, marcando o primeiro hat-trick da sua carreira na vitória do City por 4-0 sobre o Newcastle United na Premier League.

"Sabíamos disso", disse Guardiola sobre o atacante contratado no mês passado do Eintracht Frankfurt por 75 milhões de euros: "Então, na Alemanha, em Frankfurt, ele faz uma boa figura. Contra o Orient (vitória do City por 2-1 na Taça de Inglaterra, no sábado passado), teve três oportunidades claras, mas não conseguiu marcar. Por isso, sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, se a dinâmica do grupo fosse boa e o desempenho fosse bom, ele poderia mostrar o que vale. Esperamos que ele seja capaz de receber os elogios"

Mais impressionante ainda foi o facto de o egípcio ter marcado o seu hat-trick em 13 minutos da primeira parte, deixando a sua marca em Inglaterra depois de já ter marcado 15 golos na Bundesliga esta época, ficando em segundo lugar na tabela de goleadores alemães, atrás de Harry Kane, do Bayern de Munique.

Quando lhe perguntaram como é que Marmoush se adaptou tão bem ao City, Guardiola respondeu: "Oiçam, é muito simples. Quando se joga bem, toda a gente se adapta rapidamente.

"Quando (a equipa) não está a jogar bem, é preciso tempo. Ele é um tipo que gosta de atacar o espaço para ajudar a criar. Mas quando jogamos como hoje, toda a gente é melhor."

Marmoush disse que o primeiro golo, aos 19 minutos, um remate por cima da cabeça de Martin Dubravka, foi o seu preferido.

"Quando vi a repetição (do primeiro golo), comemorei e fiquei muito feliz", disse Marmoush, que colocou a bola debaixo do braço após o apito final: "Graças a Deus, marquei três golos e ganhei. Isso é o mais importante".

Os números de Marmoush
Os números de MarmoushFlashscore

O guarda-redes do City, Ederson, fez história com aquele golo. O passe longo e certeiro para Marmoush deu-lhe mais assistências - seis - do que qualquer guarda-redes na história da Premier League. "Precisamos do passe, precisamos do movimento, precisamos de muitas coisas, e hoje conseguimos", disse Guardiola.

Houve alguns momentos de tensão quando Haaland caiu fazendo caretas e segurando o joelho no final do jogo. Ele conseguiu deixar o campo, e Guardiola não pareceu preocupado com a gravidade da lesão.

"Quando ele caiu, toda a gente ficou assustada, mas ele levantou-se e saiu a sorrir como sempre", disse Guardiola: "Não falei com ele. Não falei com os médicos. Mas não trouxeram más notícias, esperemos que ele esteja bem."

O City tem pouco tempo para descansar do sucesso de sábado, uma vez que defronta o Real Madrid na segunda mão da Liga dos Campeões, na quarta-feira, com a equipa de Guardiola a perder por 3-2 na primeira mão.