Siga as incidências da partida aqui
A atual série do City, que deixa os campeões em sétimo lugar na classificação e a 12 pontos do líder Liverpool, coincide com o facto de Haaland ter marcado apenas dois golos, depois de o norueguês ter marcado 10 vezes nos primeiros cinco jogos.
"Trata-se de nós, não se trata apenas de um jogador", disse Guardiola numa conferência de imprensa antes do jogo de quinta-feira contra o Everton.
"Por isso, quando no passado marcámos golos e o Erling nos ajudou muito, o que está em causa é a equipa. E quando temos problemas na defesa ou no meio, é por causa de toda a gente", continuou.

"Se fosse apenas culpa de um jogador, seria fácil. Não é isso que está em causa. O Erling é muito importante para nós, vai ser muito importante para nós, tem sido, e nós tentamos fazer as coisas melhor, utilizá-lo melhor".
Guardiola ainda não sabe se John Stones, Matheus Nunes ou Ederson estarão disponíveis quando o Manchester City receber o Everton e, embora o treinador não tenha conseguido apontar uma única razão para a má fase da equipa, mostrou-se otimista quanto a um regresso à forma física num futuro próximo.
"Toda a tendência para dizer que não corremos, não lutamos, a razão é esta, esta situação ou este jogador ou este treinador ou este", disse Guardiola.

"Não é isso que está em causa. É uma série de pequenos ou grandes pormenores que, em conjunto, fazem com que não sejamos tão bons como éramos, mas temos outra oportunidade no Boxing Day para tentar ganhar tempo para que os jogadores regressem e, dentro de algum tempo, estaremos melhores", garantiu.

O Everton pode estar em 15.º lugar na tabela, 11 pontos atrás do City, mas tem um registo defensivo melhor do que a equipa de Guardiola e manteve cinco jogos sem sofrer golos nos últimos seis encontros.
"Sean Dyche tem sempre uma estrutura defensiva muito boa, padrões defensivos e ofensivos muito bons", analisou Guardiola.
"E quando eles são capazes de fazer isso contra o Arsenal e o Chelsea, isso significa que são muito bons, porque têm boas transições e, claro, bolas paradas, bolas longas, são muito, muito fortes".
Embora os jogadores do City tenham tempo para estar com as suas famílias durante o Natal, com a equipa a jogar a 26 de dezembro, há que fazer sacrifícios.
"Treinamos hoje (segunda-feira), treinamos amanhã à noite (terça-feira). Ficamos aqui e vamos jogar no Boxing Day", disse Guardiola.
"Hoje estaremos em casa com as famílias e amanhã estaremos com as famílias durante a manhã e à noite estaremos aqui. Esperemos que eles queiram estar aqui, porque é o nosso trabalho e o nosso dever", concluiu.