Mais

Guardiola é o treinador mais rápido a atingir as 200 vitórias na Premier League

Pep Guardiola, treinador do Manchester City
Pep Guardiola, treinador do Manchester CityAFP
Apesar de estar de baixa, a Premier League somou a última vitória de Pep Guardiola ao serviço do Manchester City (2-1 contra o Sheffield United) para o tornar no treinador mais rápido a atingir as 200 vitórias na Premier League.

Pep Guardiola ainda está a recuperar de uma operação às costas, que o manterá afastado do comando técnico até à próxima pausa internacional. Por isso, Juanma Lillo assumiu o comando do Manchester City até ao regresso do técnico dos Cityzens.

Esta ausência não impediu a Premier League de continuar a considerá-lo como o líder dos êxitos do clube mancuniano. Foi por isso que o incluíram na vitória de domingo passado, por 2-1, sobre o Sheffield United, na qual Erling Haaland e Rodri marcaram. Com este resultado, o treinador do Sampedor tornou-se o mais rápido a alcançar 200 vitórias no campeonato inglês.

Um marco histórico que se junta a uma longa lista de conquistas, ultrapassando lendas como Alex Ferguson, José Mourinho e Arsène Wenger. O domínio de Guardiola é indiscutível, tendo precisado de menos 53 jogos do que o segundo classificado para atingir esse número.

O antigo jogador do Barcelona, no qual deixou um legado inesquecível, venceu pela primeira vez na Premier League a 13 de agosto de 2016 (2-1 contra o Sunderland). Desde então, conquistou 15 títulos no comando dos Sky Blues, incluindo cinco campeonatos.

As suas 200 vitórias em 269 jogos deixam Pep com uma percentagem de vitórias de 74,35% nas competições nacionais. Números que reforçam a autoridade que o City tem demonstrado desde que o catalão assumiu o comando.

Inatingível

Guardiola estabeleceu um recorde que parece inatingível, especialmente tendo em conta o tempo que outros treinadores demoraram a acumular o mesmo número de vitórias. Por exemplo, Ferguson, lenda do Manchester United e segundo colocado no ranking, precisou de 322 tentativas para atingir a marca de duzentas vitórias.

Atrás de Ferguson estão dois génios da gestão, fora das Ilhas Britânicas. O português José Mourinho é o terceiro, com 326 jogos, seguido do francês Arsène Wenger, que conquistou o título de 2004 sem perder um único jogo, com 332.

O top 5 é completado por outro treinador ilustre da Premier League, David Moyes. Muito atrás dos demais, o atual técnico do West Ham chegou a 200 vitórias no seu 511.º jogo.