Mais

Guardiola elogia Nuno Espírito Santo: "Já são muitos jogos e estão nas primeiras posições"

Pep Guardiola diante dos seus adeptos
Pep Guardiola diante dos seus adeptosReuters / Hannah Mckay
Os adeptos do Manchester City recordam os momentos altos dos últimos anos e vão apoiar a equipa após uma série de maus resultados, disse o treinador Pep Guardiola na véspera da visita do Nottingham Forest à Premier League, na quarta-feira.

O City, que ganhou seis dos últimos sete títulos da Premier League, não vence há sete jogos em todas as competições e a quarta derrota consecutiva no campeonato, frente ao Liverpool, no domingo, fez com que caísse para o quinto lugar da classificação.

A súbita queda de forma do clube levou a sérias dúvidas sobre a sua capacidade de disputar troféus pela primeira vez em anos, mas Guardiola disse estar confiante de que a base de adeptos tinha motivos suficientes para permanecer fiel.

"Precisamos deles porque a situação é a que é. Eles sempre estiveram presentes e têm este sentimento", disse Guardiola aos jornalistas antes do jogo com o Forest: "Eles sabem o que estes rapazes fizeram na última década, há muitos bons momentos que vivemos juntos e sabemos que precisamos absolutamente do apoio deles. Todos nós, especialmente os jogadores, somos seres humanos e estamos dispostos a dar tudo para mudar a dinâmica."

O City, campeão em título, soma 23 pontos em 13 jogos, 11 a menos do que o líder Liverpool, mas apenas a dois do segundo classificado Arsenal e do terceiro Chelsea. Guardiola disse que a sua equipa já não pode alimentar grandes aspirações de conquistar o título da liga no final da época e que terá de se concentrar em adotar uma abordagem passo a passo para regressar aos quatro primeiros lugares.

"Não podemos pensar nos resultados que tivemos no passado e pensar nos grandes objectivos (o título) seria um grande erro", acrescentou o espanhol: "Temos de tentar vencer uma equipa que está perto de nós, tirar partido disso e estar perto dos quatro primeiros... vamos tentar ganhar jogos, porque é isso que temos de tentar fazer. Diria que não estamos longe da equipa que está na segunda posição, mas é sempre a forma como jogamos, a consistência que temos nos camarotes que nos dá uma ideia positiva do que vai acontecer no futuro. O Liverpool tem sido magnífico e não se pode lutar contra essa situação. Temos de ter momentos mais produtivos e, depois disso, é passo a passo para seguir em frente."

Os problemas do City podem piorar quando defrontar uma equipa do Forest, que tem estado acima das expectativas e está em sexto lugar, a um ponto do City.

"Eles têm uma capacidade física muito boa, um bom treinador (Nuno Espírito Santo) e uma boa experiência, como o Brighton e outras equipas", disse Guardiola: "Não é apenas um ou dois jogos, são muitos jogos disputados na Premier League e estão nas primeiras posições, o que significa que são bons".

A classificação de Manchester City e Nottingham
A classificação de Manchester City e NottinghamFlashscore

Siga o Manchester City - Nottingham Forest no Flashscore