O atual contrato do avançado de 24 anos expirava em junho de 2027, mas o jogador comprometeu-se agora com o clube durante a próxima década.
O norueguês causou um impacto imediato depois de chegar a Manchester, proveniente do Borussia Dortmund, em 2022, e o seu número total de golos pelo clube é de 111 em 126 jogos.
A decisão de Haaland de comprometer o seu futuro a longo prazo com o City é um grande golpe para o clube durante uma época em que, inesperadamente, teve dificuldades em campo.
Guardiola, que falou poucas horas depois de o City ter anunciado o acordo com Haaland, disse que a duração do contrato mostrava a confiança do avançado no futuro do clube.
"É uma notícia excecional para todos nós, para o clube", disse Guardiola na conferência de imprensa antes do jogo com o Ipswich.
"Quando um jogador decide assinar este tipo de contrato, nunca feito antes, é porque quer mostrar o quanto está desesperado para estar aqui", acrescentou.
Guardiola disse que Haaland pode melhorar ainda mais.
"O contrato em si não o vai fazer melhorar", afirmou.
"É ele próprio que, se quiser, pode melhorar. Todos nós podemos melhorar", disse.
O treinador do City foi questionado sobre o motivo que levou Haaland a assinar um contrato tão longo.
"Penso que o que aconteceu é que ele adora o clube, as pessoas que o rodeiam, adora a Premier League, adora estar aqui com a sua mulher e agora com o seu pai", disse Guardiola.
"Penso que ele percebeu que não há melhor lugar onde eu possa estar agora, nos próximos 10 anos, diria eu. Foi por isso que ele e a sua família decidiram dar este passo", acrescentou.
O City está em sexto lugar na tabela da Premier League, a 12 pontos do líder Liverpool, e é altamente improvável que conquiste o quinto título consecutivo.
Apesar das dificuldades da equipa, Haaland marcou 16 golos na Premier League até agora nesta época.
O City defronta o Ipswich, que está ameaçado de despromoção, no domingo.