Mais

Guardiola espera a "final" contra o Aston Villa e elogia Goodison Park: "Vai deixar saudades"

Guardiola festeja a vitória contra o Everton com os adeptos
Guardiola festeja a vitória contra o Everton com os adeptosReuters / Phil Noble

Pep Guardiola está ansioso por uma "final" contra o Aston Villa na terça-feira, depois de a sua equipa ter conquistado três pontos preciosos na sua candidatura à Liga dos Campeões na próxima época, com uma vitória difícil por 0-2 sobre o Everton.

Recorde as incidências da partida

O City ganhou vida no último quarto de hora em Goodison Park, no sábado, com golos tardios de Nico O'Reilly e Mateo Kovacic, que lhe valeram uma vitória que elevou a equipa ao quarto lugar da tabela, com um jogo crucial a disputar em casa com o sétimo classificado Villa na próxima semana.

As cinco primeiras equipas da tabela qualificam-se para a Liga dos Campeões na próxima época.

"Ganhar aqui em Goodison Park, com os momentos que eles (Everton) tiveram, é bom. O Liverpool e o Arsenal não conseguiram ganhar aqui, por isso foi muito importante", disse Guardiola aos jornalistas.

"Claro que estamos a milhas de distância do Liverpool (líder do campeonato). Mas agora (a qualificação para a Liga dos Campeões) está nas nossas mãos, precisamos de uma final na terça-feira. Esperemos que consigamos alcançar este sucesso para nos qualificarmos para a Liga dos Campeões".

O Everton teve os seus momentos para inaugurar o marcador, mas o City aguentou-se e acabou por fechar o jogo com golos tardios.

"Não criámos muito, mas na segunda parte os duelos foram mais agressivos. Os jogadores intensificaram os duelos. Foi essa a diferença no jogo", afirmou Guardiola.

Guardiola elogiou especialmente o lateral-esquerdo O'Reilly, de 20 anos, que marcou dois golos em dois jogos consecutivos na Premier League, depois de também ter marcado na vitória sobre o Crystal Palace no fim de semana passado.

"Ele é um médio ofensivo e, quando joga como lateral, as transições são rápidas e podemos chegar (à área)", disse Guardiola.

"Parece que nesta equipa quem joga a lateral-esquerdo marca golos, Josko(Gvardiol) antes e agora ele. Mas estamos muito gratos porque ele não é um lateral-esquerdo", acrescentou.

Esta foi a última visita a Goodison Park para Guardiola, que foi derrotado pelo Everton de Ronald Koeman na sua estreia em 2017, antes de o clube de Merseyside se mudar para o seu novo estádio na próxima época.

"O meu amigo Ronald Koeman destruiu-me na primeira vez que vim aqui com uma derrota por 4-0, lembro-me perfeitamente. Adoro vir aqui, estes estádios são típicos do futebol inglês".

"Mas os clubes crescem, o novo estádio vai ser magnífico, tenho a certeza. Mas ele (Goodison Park) vai deixar saudades. Foi realmente uma honra vir aqui. Este é o futebol inglês", concluiu o espanhol.