Guardiola, que está a recuperar da cirurgia em Barcelona, não estará na linha lateral para os jogos do City contra o Sheffield e o Fulham.
"O contacto é contínuo, Pep está a observar o Sheffield neste momento. O que é importante é a saúde dele. Isso não o impede de ser quem é. Está totalmente concentrado no jogo", disse Lillo aos jornalistas antes do confronto de domingo em Bramall Lane.
"Ele disse-nos que a cirurgia foi bem sucedida, a recuperação tem de levar o tempo necessário. Ele sente-se bem".
Apesar de Pep ainda estar envolvido na equipa do City, Lillo disse que iria falar com os jogadores no jogo contra o Sheffield.
"Não vamos fazer uma videoconferência porque Pep não quer", disse Lillo.
Lillo elogiou a nova contratação do City, Jeremy Doku: "A equipa está a um bom nível, já o vimos (Doku), ele tem qualidades específicas e pode ajudar muito. Sempre que chega um novo jogador, pensamos que ele vai trazer algo e ajudar a equipa globalmente. Não se trata de o responsabilizar".
O treinador adjunto do City também destacou a importância do internacional português Bernardo Silva, que assinou esta semana novo contrato até 2026. Silva juntou-se ao City em 2017 e fez mais de 300 jogos numa passagem pelo clube repleta de troféus.
"O Bernardo é aquele tipo de jogador que, para se perceber a sua importância, é preciso olhar para o passado. A sua importância é evidente", disse Lillo, acrescentando que Silva estava "pronto para jogar" depois de ter falhado dois jogos devido a lesão.