"Acho que (não vai jogar no sábado)", disse Guardiola aos jornalistas na sexta-feira, antes da visita do Crystal Palace. "Mas talvez me surpreendam com algo novo, mas acho que não."
Haaland falhou a vitória de domingo passado por 1-2 sobre o Luton devido a uma reação de stress, segundo Guardiola, e depois não viajou para Belgrado para a vitória de 2-3 sobre o Estrela Vermelha na Liga dos Campeões, na quarta-feira.
Uma reação de stress, que inclui inchaço e hematoma, pode agravar para uma fratura de stress, embora Guardiola tenha dito que não está preocupado com o jogador de 23 anos, que tem 14 golos no campeonato esta época.
"Não, não é uma fratura, é apenas stress, e por vezes estes jogadores recuperam mais depressa, outras vezes demoram mais tempo, por isso o médico disse que temos de ver dia a dia, semana a semana, como ele se sente neste momento, (quando não) tiver sintomas ou não sentir dores estará pronto para jogar novamente", acrescentou o treinador.
Qualquer paragem prolongada seria um grande golpe para as esperanças do City de manter o título. Os tricampeões estão em quarto lugar com 33 pontos após 16 jogos, a quatro do líder Liverpool.
Guardiola disse que Haaland recebeu tratamento fora de Manchester e regressou na sexta-feira.
"Ele vai ser visto pelos médicos e veremos como se sente. Espero que possa viajar para a Arábia Saudita (sábado) depois do jogo, penso que vai viajar connosco e depois veremos se pode jogar o primeiro ou o segundo jogo ou quando voltarmos (a Manchester)", acrescentou Guardiola.
O City joga a meia-final do Mundial de Clubes contra um adversário ainda por determinar na terça-feira. A final está marcada para sexta-feira.
As lesões também estão a acumular-se no Crystal Palace, que está em 15.º lugar com 16 pontos, a sete da zona de despromoção. A equipa de Roy Hodgson poderá não contar com oito jogadores no sábado, embora Guardiola tenha dito que espera um desafio duro dos visitantes.
"A forma como se defendem é brilhante... vai ser um jogo duro, duro. Desde que estou aqui, não me lembro de jogos fáceis contra equipas de Roy Hodgson", apontou.
Hodgson (76 anos) foi contratado pelo Palace no final da época passada. Questionado sobre se ainda se vê a treinar com a idade de Hodgson, Guardiola disse: "Acho que não. É fenomenal ter o fogo e a paixão dentro de si para ainda estar lá".
Guardiola foi questionado sobre a notícia de que Rebecca Welch será a primeira árbitra a arbitrar um jogo da Premier League, quando o Fulham defrontar o Burnley, a 23 de dezembro.
"Excelente ideia, mais do que bem-vinda", disse o treinador. "Esperemos que no futuro possa haver mais."
