Siga as principais incidências da partida
Uma derrota em Anfield no domingo deixaria os homens de Guardiola a 11 pontos do líder na corrida pelo título da Premier League, mas o espanhol disse que estava a pensar no panorama geral e não nas potenciais ramificações de um jogo.
"É claro que estou a pensar no que posso fazer para os ajudar (os jogadores), mas na longa carreira de jogador e de treinador vivemos estas situações", disse Guardiola, que assinou recentemente uma renovação de contrato de dois anos.
"Quando as vivemos, aceitamo-las e desafiamo-las. Não há que reclamar, não há que culpar, não há que apontar o dedo ou fugir à responsabilidade. Se não ganharmos, estamos em apuros, eu sei disso", acrescentou.

"No momento em que sentir que não sou positivo para o clube, virá outro (treinador), mas quero ter a oportunidade de experimentar e quero reconstruir a equipa em muitos aspetos a partir de agora até ao final da época e nas próximas épocas. Peço esse desafio e esta oportunidade para o fazer", continuou, numa resposta que se prolongou por quase quatro minutos.
"Sei do que precisamos, do que temos de fazer. Não temos a consistência que tínhamos agora, mas qual foi a equipa que durante 10 anos no mundo foi consistente? Digam-me uma. Não existem, nem na NBA, nem no ténis, nem no golfe", atirou.
"É a prova de como somos enquanto desportistas e competidores. É mais fácil quando se tem 10, 12 jogos seguidos e toda a gente está em forma e no seu auge. Agora tenho de provar o meu valor. Tenho de encontrar uma solução e uma forma de o fazer e estou a tentar todos os dias", reforçou.
O Manchester City tem sido afetado por lesões de jogadores importantes, mas Guardiola não abriu o jogo sobre quem poderá jogar no domingo.
A goleada de 4-0 do Tottenham no Etihad, no fim de semana passado, marcou a terceira derrota consecutiva do Manchester City na Premier League e uma derrota em Anfield seria a primeira série de quatro jogos sem vencer no campeonato 2007. Também ultrapassaria o número total de derrotas de toda a época de 2023/24.
Os adeptos do City podem confortar-se com o facto de a sua equipa ter recuperado de défices de oito pontos ou mais para vencer o campeonato quatro vezes com Guardiola ao leme.

Guardiola disse que uma derrota no domingo tornaria as esperanças de título do City "mais difíceis", mas o espanhol reiterou que não estava a pensar em troféus.
"Na situação em que nos encontramos, não é realista pensar em grandes objetivos. A situação é pensar no próximo jogo e em conseguir que a dinâmica continue e que isso volte a acontecer", afirmou.
"Aprendi ao longo da minha vida a seguir em frente nos bons e nos maus momentos. É o número de vezes que nos levantamos quando caímos uma e outra vez. Eu sei que vamos regressar. Não sei é quando é que isso vai acontecer", finalizou.