"Não se trata apenas de um jogador", disse Guardiola na conferência de imprensa antes do jogo de quinta-feira, com o Everton.
"Por isso, quando marcámos golos no passado e o Erling nos ajudou de forma tão prolífica, isso também se deveu à equipa. E quando se tem problemas na defesa, isso cria problemas em todo o lado. Seria fácil se se tratasse da forma de um jogador, mas não é o caso. Erling é muito importante para nós, vai ser muito importante para nós, tem sido, e estamos a tentar melhorar, para o utilizar melhor", acrescentou o treinador.
Guardiola ainda não sabe se John Stones, Matheus Nunes ou Ederson estarão aptos para o jogo. E apesar de não conseguir apontar uma única razão para a má forma, mostrou-se otimista.
"Dizem que não estamos a correr, que não estamos a lutar, as razões são diferentes, esta situação ou este jogador ou este treinador ou este... Não é disso que se trata", disse Guardiola.
"É uma série de pequenos ou grandes pormenores. No Boxing Day temos outra oportunidade, vamos voltar a ser melhores", prometeu o espanhol.
Embora o Everton esteja em 15.º lugar na tabela, a 11 pontos do City, tem um melhor registo defensivo e manteve cinco jogos sem sofrer golos nos últimos seis.
"Sean Dyche tem sempre uma estrutura defensiva muito boa, um alinhamento muito bom na defesa e no ataque", avaliou o treinador espanhol.
"E quando eles se saem bem contra o Arsenal e o Chelsea, isso significa que são muito bons, tanto em cruzamentos, como em bolas longas... São muito, muito fortes nesse aspeto", elogiou Guardiola.
Os jogadores passaram o Natal com as suas famílias, mas com a equipa a jogar a 26 de dezembro, há sacrifícios a fazer.
"Estamos a treinar esta noite, vamos ficar aqui mesmo. É o nosso trabalho e o nosso dever", acrescentou o treinador.