Guia da Premier League 2023/2024: Início, calendário, candidatos e representantes europeus

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia da Premier League 2023/2024: Início, calendário, candidatos e representantes europeus

Arsenal melhorou ainda mais com Declan Rice e Havertz
Arsenal melhorou ainda mais com Declan Rice e HavertzAFP
O campeão Manchester City abre a Premier League 2023/24 no terreno do promovido Burnley FC, a 11 de agosto. A equipa de Pep Guardiola é, mais uma vez, considerada a grande favorita ao título esta época. Ou será que um dos clubes do vasto grupo de perseguidores, como o Liverpool de Klopp ou o Arsenal, conseguirá desafiar o dominador dos últimos anos? O Flashscore dá-lhe todas informações sobre o início da Premier League, a lista de jogos, a época passada e os representantes ingleses nas competições europeias.

Premier League 2023/24 começa em agosto

A nova temporada da Premier League arranca a 11 de agosto, às 20:00. No entanto, a maior parte dos jogos terá lugar no sábado, 12 de agosto. O vice-campeão Arsenal defronta o histórico Nottingham Forest, no Emirates.

No domingo, o Chelsea defronta o Liverpool, às 16:30, num duelo de candidatos. A jornada será concluída com o jogo entre o Manchester United e o Wolverhampton, na segunda-feira, a partir das 20:00.

Os pontapés de saída da Premier League em resumo:

1.ª jornada da Premier League
1.ª jornada da Premier LeagueFlashscore

Lista de jogos da Premier League 2023/24

Com Riyad Mahrez e Ilkay Gündogan, o Manchester City perdeu dois importantes pilares para a nova temporada. Além disso, há rumores sobre novas saídas de Bernardo Silva e Kyle Walker. No entanto, com Josko Gvardiol (80 milhões de euros) e Mateo Kovacic (29 milhões de euros), o Manchester City reforçou-se consideravelmente.

O Manchester City será, portanto, mais uma vez, a equipa a bater esta época. A lista de jogos dos Citizens é particularmente explosiva, pois tem duas fases com vários jogos de topo seguidos, entre as 10.ª e 14.ª jornadas e entre as 25.ª e 30.ª rondas.

Entre 17 de fevereiro e 30 de março, defrontam Chelsea, o Manchester United, Liverpool e Arsenal. Um programa difícil, que pode ajudar a decifrar o topo da tabela.

Gvardiol é o rei da transferência dos Citizens
Gvardiol é o rei da transferência dos CitizensTwitter: @ManCity

Especialmente o Arsenal, vice-campeão do ano passado, é visto como o maior rival da equipa de Pep Guardiola. Os Gunners reforçaram o seu plantel no mercado de transferências. Para além do "hot property" Declan Rice (116,6 milhões de euros), o alemão Kai Havertz (75 milhões de euros) também estará em casa no Emirates Stadium a partir da nova época, tal como Jurrien Timber (40 milhões de euros), outro jogador promissor para a defesa vem dos Países Baixos.

Depois de uma montanha-russa de resultados no outono e no inverno, o Liverpool de Jurgen Klopp também se apanhou a si próprio no final da época passada. Passou os últimos onze jogos da época sem perder. No final, isso não foi suficiente para se qualificar para a Liga dos Campeões. Mais uma razão para os "Reds" se concentrarem no campeonato. Com Dominik Szoboszlai (70 milhões de euros) e o campeão do mundo Alexis Mac Allister (42 milhões de euros), os "Reds" têm sido relativamente contidos neste mercado de transferências.

Será que Klopp vai ter mais motivos para sorrir na temporada 2023/24?
Será que Klopp vai ter mais motivos para sorrir na temporada 2023/24?AFP

Atrás deles, o recém-formado Chelsea, o Manchester United, o Tottenham e o Newcastle constituem um vasto campo de perseguidores que ambicionam os lugares da Liga dos Campeões.

A última época e os representantes europeus

A época passada revelou-se uma corrida contra o tempo para o Arsenal, que tinha começado a época de forma brilhante e que, em janeiro, tinha oito pontos de vantagem sobre o City. Mas o clube de Manchester voltou a mostrar-se irresistível na fase final.

A reviravolta foi iniciada com a vitória por 4-1 no confronto direto e, no final, o Manchester City acabou mesmo com cinco pontos de vantagem para o Arsenal.

Na corrida para a Liga dos Campeões, o Liverpool, o Tottenham e o Chelsea falharam. O Leicester, que celebrou de forma sensacional o título de campeão em 2016, desceu ao Championship, em 18º lugar.

Tabela da Premier League 22 23
Tabela da Premier League 22 23Flashscore

Campeão: Manchester City

Liga dos Campeões: Manchester City, Arsenal, Manchester United, Newcastle

Liga Europa: Liverpool, Brighton, West Ham (vencedores da Liga Conferência)

Liga Conferência: Aston Villa

Promovidos: Burnley, Sheffield United, Luton Town