Mais

Gyökeres ou Bruno Fernandes: Cinco jogadores que vão dar que falar no defeso da Premier League

Bruno Fernandes está a ser associado a uma transferência para longe do Manchester United
Bruno Fernandes está a ser associado a uma transferência para longe do Manchester UnitedAlex Livesey / Getty Images via AFP
Os clubes da Premier League já estão a reforçar os seus plantéis para a temporada 2025/26, com um frenesim de transferências provocado pelo próximo Campeonato do Mundo de Clubes.

A AFP apresenta cinco nomes a serem observados durante a janela de transferências.

Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)

O Liverpool não quer descansar na sua posição de campeão inglês.

Depois de um primeiro ano tranquilo para Arne Slot no mercado de transferências, os Reds não demoraram a apostar no neerlandês neste verão. O prodígio do futebol alemão, Wirtz, pode bater o recorde de transferências da Premier League se conseguir o sonho de se transferir para Anfield.

O Liverpool terá rejeitado uma proposta de 90 milhões de euros, uma vez que o Leverkusen está a tentar obter 110 milhões de euros.

Este valor quebraria o recorde estabelecido pelo Chelsea, que há dois anos comprou Moises Caicedo por 100 milhões de libras, debaixo dos narizes do Liverpool.

Wirtz foi fundamental para a impressionante dobradinha do Leverkusen na Bundesliga e na taça da Alemanha na temporada 2023/24, além de uma corrida para a final da Liga Europa sob o comando de Xabi Alonso.

Os dois clubes já chegaram a acordo sobre um negócio: Jeremie Frimpong juntou-se ao Liverpool como substituto de Trent Alexander-Arnold.

Bruno Fernandes (Manchester United)

Depois da pior época do clube desde que foi despromovido há 51 anos, perder o seu capitão inspirador parece ser a pior notícia possível para o United. No entanto, a venda de Fernandes para o Al Hilal, da Arábia Saudita, poderia fornecer os fundos necessários para Rubén Amorim reconstruir um plantel à sua imagem em Old Trafford.

Os Red Devils poderiam conseguir 100 milhões de euros pelo jogador de 30 anos, que se tornaria um dos jogadores mais bem pagos do mundo se fosse para o Golfo.

"Se o clube acha que está na altura de se separar porque quer fazer algum dinheiro ou qualquer outra coisa, é o que é e o futebol às vezes é assim", disse Fernandes depois de o United ter perdido a final da Liga Europa para o Tottenham no mês passado.

Fernandes deixaria um enorme desafio a uma equipa que já carece de criatividade e de ameaça de golo.

Apesar de uma campanha miserável em termos colectivos, apenas Mohamed Salah, do Liverpool, contribuiu com mais golos na época passada entre os jogadores da Premier League em todas as competições do que os 19 golos e 19 assistências de Fernandes.

Bryan Mbeumo (Brentford)

Mbeumo é um dos principais alvos do United para acabar com os seus problemas na frente da baliza. O jogador da seleção camaronesa, nascido na França, teve uma temporada brilhante no Brentford, marcando 20 gols.

Tornou-se a principal estrela do clube desde a saída de Ivan Toney, e a parceria com Yoane Wissa levou os comandados de Thomas Frank a uma impressionante classificação entre os primeiros colocados.

Apesar do interesse de Arsenal, Newcastle e Tottenham, o destino preferido de Mbeumo é Old Trafford, caso o United chegue a um acordo com o Brentford. O United já contratou Matheus Cunha para reforçar a sua linha avançada.

Viktor Gyökeres (Sporting)

Uma temporada notável de 54 golos pelo Sporting fez do sueco um alvo para uma série de clubes que procuram mais poder de fogo. O Arsenal tem sido fortemente ligado à possibilidade de trazer Gyökeres de volta para a Inglaterra, já que Mikel Arteta procura um finalizador para acabar com a seca de títulos dos Gunners, que já dura cinco anos.

O jogador de 26 anos tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros no seu contrato com o Sporting, mas espera-se que os campeões portugueses se contentem com cerca de 70 milhões de euros.

Apesar dos seis golos marcados em oito jogos da Liga dos Campeões, há dúvidas sobre a capacidade de Gyökeres para transferir a forma prolífica em Portugal para a Premier League.

O Arsenal também tem um interesse de longa data no atacante Benjamin Sesko, do RB Leipzig, enquanto Alexander Isak, do Newcastle, parece ser um alvo inatingível depois que os Magpies se classificaram para a Liga dos Campeões.

Eberechi Eze (Crystal Palace)

Eze será para sempre uma lenda do Palace, depois de ter marcado o golo da vitória na final da Taça de Inglaterra contra o Manchester City, que valeu aos Eagles o primeiro grande troféu da sua história.

O faro de golo e a capacidade de passe  do jogador da seleção inglesa o tornaram alvo de muitos dos melhores clubes da Premier League.

O City vê o jogador de 26 anos como um potencial substituto de Kevin De Bruyne, enquanto Arsenal e Tottenham também estão interessados e poderiam facilmente acionar a cláusula de 75 milhões de euros.