Isak foi alvo de uma oferta de 127 milhões de euros por parte do Liverpool no início deste mês, segundo a imprensa, e numa publicação nas redes sociais na terça-feira, o avançado acusou o Newcastle de quebrar promessas.
O Newcastle respondeu a dizer que não havia nenhum compromisso de vender o jogador de 25 anos, que tem contrato até 2028.
O clube tem sido associado a vários avançados na janela de transferências, mas nenhuma das negociações se concretizou e, com a saída de Callum Wilson, a transferência de Isak poderá deixar o clube com William Osula, de 22 anos, como único avançado.
"Acho que o clube não vai permitir que essa situação aconteça. Não podemos passar a temporada sem um avançado reconhecido no clube", disse Howe aos jornalistas.
"E isso não é desrespeito ao Will Osula. Acho que ele está a ir muito bem e está a progredir muito bem, mas tem pouca experiência na Premier League, embora eu esteja muito satisfeito com a progressão da sua carreira".
"Mas o Alex é, neste momento, o único avançado que temos com historial de golos e presenças e titularidades na Premier League, pelo que não podemos ficar nessa posição".
O Newcastle recebe o campeão Liverpool num confronto da Premier League na segunda-feira.
