Mais

Iwobi (Fulham) junta-se a Yakubu e Kanu na elite da Premier League após jogo com o Ipswich

Iwobi tornou-se imprescindível para Marco Silva no Fulham
Iwobi tornou-se imprescindível para Marco Silva no FulhamČTK / imago sportfotodienst / Daniel Hambury
O nigeriano Alex Iwobi (28 anos) consolidou o seu lugar entre a elite do futebol africano, após o empate 2-2 do Fulham com o Ipswich Town. Ao jogar contra os Trator Boys, o ex-jogador do Arsenal tornou-se o quinto africano a disputar pelo menos 50 partidas na Premier League por três clubes diferentes.

Antes disso, apenas quatro africanos haviam conquistado um lugar no prestigioso grupo. O maior artilheiro de todos os tempos da Nigéria na primeira divisão inglesa, Yakubu Ayegbeni, que teve passagens bem-sucedidas por Everton, Middlesbrough e Portsmouth; e Nwankwo Kanu, que jogou por Arsenal, Portsmouth e West Bromwich Albion.

Os outros dois foram El Hadji Diouf, duas vezes eleito Jogador Africano do Ano e ídolo senegalês, que passou por Bolton Wanderers, Blackburn Rovers e Liverpool, e Mohamed Diame, que jogou no Wigan Athletic, West Ham United e Newcastle United.

Iwobi já tinha acumulado mais de 50 jogos na Premier League com os seus antigos clubes, Arsenal e Everton, antes de se juntar aos Cottagers a 2 de setembro de 2023.

O Fulham evitou a derrota em Craven Cottage. O Ipswich Town, de Kieran McKenna, parecia estar no caminho certo para uma famosa vitória fora de casa, mas um penálti cobrado pelo mexicano Raúl Jiménez empatou o jogo a dois golos.

Depois de jogar 63 minutos, o nigeriano foi substituído por Rodrigo Muniz. Durante o tempo em que esteve em campo, registou dois remates, dois passes-chave e completou 42 passes com uma precisão de 83,3%. Também teve 51 toques, um drible e fez dois cruzamentos.

Em declarações aos meios de comunicação social após o jogo, o treinador do Ipswich, McKenna, mostrou-se satisfeito com o resultado, mas lamentou os penáltis que, na sua opinião, foram legitimamente negados à sua equipa.

"É um ponto ganho em relação ao que tínhamos esta manhã, contra uma boa equipa, e também dois pontos perdidos em relação ao que tínhamos no minuto 90. Por isso, é claro que é um jogo de emoções mistas", afirmou.

"Estou muito satisfeito e orgulhoso de muitos aspetos do desempenho e estou desapontado com os dois penáltis que perdemos, porque não foram situações muito, muito, muito ameaçadoras. Provavelmente, ambos foram um pouco desnecessários. Mas vir fora de casa e jogar como jogámos, com e sem bola, marcar dois golos, significa que há muitos aspectos positivos a ter em conta. Ficamos com o ponto", acrescentou McKenna.

Com este resultado, o Fulham está em nono lugar na Premier League, com 30 pontos em 20 jogos, enquanto a equipa recém-promovida está em 18.º, com 16 pontos no mesmo número de jogos.

O próximo jogo do Fulham é um confronto da Taça de Inglaterra contra o Watford, a 9 de janeiro, e espera-se que Iwobi desempenhe um papel fundamental no meio-campo de Marco Silva.