Mais

Janelt, Gruda, Ehmer e companhia: Inglaterra é o caminho do sucesso para jogadores alemães

Max Ehmer disputou um total de mais de 500 jogos no futebol profissional inglês
Max Ehmer disputou um total de mais de 500 jogos no futebol profissional inglêsSimon Dael / Shutterstock Editorial / Profimedia

Nos últimos anos, os adeptos da Premier League puderam admirar uma série de jogadores alemães de topo, como Ilkay Gündogan no Manchester City, Stefan Ortega no Manchester City e Kai Havertz no Arsenal. No entanto, há também um grupo de jogadores alemães interessantes que ganham a vida no futebol da ilha, muitas vezes fora da Premier League. Embora a Bundesliga continue a ser uma excelente oportunidade para os jogadores ingleses - pense em Harry Kane e Oladapo Afolayan -, o inverso também é verdadeiro. O correspondente do Flashscore em Inglaterra, Ben McFadyean, analisa alguns nomes alemães interessantes no futebol profissional inglês.

Vitaly Janelt (Brentford)

Desde que foi promovido à League One em 2021, após 75 anos de ausência, o Brentford de Thomas Frank surpreendeu muita gente. Na sua primeira época na primeira divisão (23/24), os "Bees" terminaram em 13.º lugar, sendo que o décimo lugar na época passada foi a última vez que viveram uma época sem a ameaça de despromoção.

Os números de Vitaly Janelt
Os números de Vitaly JaneltFlashscore

Um jogador alemão que, contra todas as expectativas, impôs-se na equipa é Vitaly Janelt. O médio defensivo tem sido a primeira escolha do Brentford desde que chegou do Bochum, da segunda divisão, em 2020. O ex-jogador da academia do Hamburgo foi um jogador-chave na última temporada, fazendo 44 partidas. O jogador de 27 anos é valorizado pela sua calma, a sua capacidade de vencer desarmes e a sua excelente distribuição de bola.

O clube da zona oeste de Londres pagou apenas 600 mil euros por Janelt, o que faz dele uma das transferências com melhor relação custo-benefício da Premier League nos últimos anos. Desde que se mudou para a Inglaterra, Janelt também disputou dez partidas pela seleção alemã sub-21.

Brajan Gruda (Brighton & Hove Albion)

Brajan Gruda transferiu-se do Mainz para o Brighton no verão de 2024. O médio nascido em Speyer também é elegível para jogar pela Albânia, mas optou por representar a seleção alemã, o que fez em 28 ocasiões, das equipas sub-15 aos sub-21.

Gruda estreou-se na equipa principal do Mainz aos 19 anos e disputou 30 jogos pelos profissionais antes de se transferir para o Brighton, por 29 milhões de libras (cerca de 33,5 milhões de euros). Gruda é conhecido pelas suas excelentes capacidades de drible e velocidade, é forte nos desarmes e tem um excelente controlo de bola.

Depois de se estrear contra o Tottenham, fez um total de 21 jogos na sua primeira época sob o comando de Fabian Hürzeler. Gruda foi também convidado por Julian Nagelsmann para treinar com a seleção alemã antes do Campeonato da Europa. Com bons desempenhos na primeira divisão inglesa, nada o impede de ser convocado.

Jordan Beyer (Burnley)

O central Jordan Beyer é visto como uma esperança desde que se transferiu para o Burnley. O jogador, que já defendeu sete vezes a seleção alemã sub-21, foi emprestado pelo Borussia Mönchengladbach na temporada 22/23 e depois assinou um contrato de quatro anos com o clube.

O jogador natural de Kempen foi um dos principais jogadores na primeira metade da sua época de estreia na Premier League e fez 15 jogos antes de falhar grande parte da segunda metade da época e toda a época 2024/25 devido a uma grave lesão no joelho. No entanto, está apto a jogar novamente na nova temporada e quer ganhar um lugar regular mais uma vez.

Beyer, que se sente particularmente à vontade na posição de defesa-central, é valorizado pelas suas capacidades técnicas. Também é um jogador que pode dar uma contribuição importante para o ataque em situações de bola parada, graças à sua altura e capacidade de salto.

Armel Bella-Kotchap (Southampton)

Um nome que desapareceu um pouco das manchetes nos últimos anos é o de Armel Bella-Kotchap. O jogador de 23 anos está atualmente sob contrato com o Southampton, equipa despromovida da Premier League. Os Saints compraram o jogador nascido nos Camarões do Bochum por 12 milhões de euros em 2022. Depois de um empréstimo ao PSV Eindhoven na temporada 2023/24, fez parte do plantel do clube da primeira divisão no ano passado e fez quatro jogos na Premier League.

Antes da sua aventura em Inglaterra, Bella-Kotchap tinha-se afirmado como um jogador importante no Bochum e até fez a sua estreia pela seleção nacional num empate 3-3 contra a Inglaterra, em setembro de 2022. No entanto, atualmente está muito longe disso. O objetivo a curto prazo é provavelmente a promoção com o Southampton. Ou um regresso à Bundesliga?

Steven Benda (Millwall)

Quando se pensa no Fulham como adepto do futebol alemão, não se pode deixar de pensar em Bernd Leno. Mas há um segundo guarda-redes alemão sob contrato no oeste de Londres: Steven Benda. O guarda-redes de 1,92 metros de altura impressionou o Swansea City na época 2022/23, antes de se transferir para o Fulham, em agosto de 2023.

No entanto, não conseguiu ir além do papel de suplente de Leno, razão pela qual está agora a fazer outra mudança para o Championship - por empréstimo ao ambicioso Millwall, que é financiado pelo investidor americano James Berylson. Aos 26 anos, Benda é um jogador com a idade de um jovem guarda-redes que vale a pena manter debaixo de olho.

Kwadwo Baah (Watford)

Outro jogador talentoso é o extremo Kwadwo Baah, que nasceu em Horb am Neckar. Baah passou pela academia juvenil do Crystal Palace e foi contratado pelo Watford em 2021. Depois de ter sido emprestado ao Fortuna Düsseldorf e ao Burton Albion, o jogador de 22 anos está de volta à equipa do Watford desde janeiro de 2024.

O extremo esquerdo marcou sete golos em 27 jogos no Championship na época passada e espera-se que volte a fazer parte do plantel para o início dos preparativos, depois de lesões musculares na segunda metade da época. Baah, que pode jogar pela Inglaterra, renovou recentemente o seu contrato até 2029.

Paul Glatzel (Swindon Town)

Paul Glatzel nasceu em Liverpool, mas tem pais alemães e também é cidadão alemão. Oriundo de Melwood, a antiga academia do Liverpool, onde ingressou em 2009, Glatzel deu nas vistas com 28 golos marcados pelos sub-18 na época 20/21.

Os números de Paul Glatzel
Os números de Paul GlatzelFlashscore

Estas prestações levaram o Tranmere Rovers, da League Two, a quarta divisão inglesa, a contratar o médio ofensivo por empréstimo. Depois de um breve regresso à equipa de reservas do Liverpool, Glatzel tem contrato com o Swindon Town, também da League Two, desde a época 2023/24.

O jogador, agora com 24 anos, representou as equipas sub-15 e sub-16 de Inglaterra antes de mudar de federação em 2018 e fazer duas partidas pela seleção alemã sub-18. Apesar das suas excelentes capacidades técnicas e da sua grande velocidade com a bola, ainda não fez carreira nas principais ligas europeias.

Max Ehmer (Ebbsfleet United)

O defesa Max Ehmer, de 33 anos, é um veterano do futebol inglês que ainda não foi reconhecido na Alemanha. O central veio das categorias de base do Queens Park Rangers e, depois de passagens por Bristol Rovers e Gillingham, disputou 370 jogos na primeira divisão, 119 na segunda e 31 na Copa da Inglaterra.

Os números de Max Ehmer
Os números de Max EhmerFlashscore

Mais jogadores de origem alemã em Inglaterra

Assim como a Bundesliga ganhou fama de formar talentos ingleses - pense em nomes como Jadon Sancho, Jude Bellingham, Callum Hudson-Odoi e Jamie Gittens -, para alguns jogadores, como Vitaly Janelt, a mudança para a Inglaterra é o início de algo maior.

Outros nomes interessantes, como o avançado nigeriano-alemão Coby Ebere, que atualmente joga no Everton sub-21, o defesa Harmony Okwumo, do Norwich City sub-21, ou o guarda-redes Michael Zeitzen, do Stoke City sub-18, também podem dar o salto para o futebol profissional em breve - e talvez até mesmo um dia vestir a camisa da seleção alemã. O Flashscore acompanha com grande interesse a evolução dos talentos alemães no estrangeiro.