Jorrel Hato, o prodígio do Ajax, será a quinta transferência mais cara da história do clube de Amesterdão, depois de ter sido alcançado um acordo entre a equipa neerlandesa e o Chelsea.
O Chelsea concordou em pagar 43 milhões de euros pelo defesa de 19 anos, que deixa o Ajax após um impressionante registo de 111 jogos como sénior desde a sua estreia em fevereiro de 2023, quando o miúdo prodígio tinha 16 anos, 10 meses e 29 dias.
Antony lidera a lista
O preço de 43 milhões de euros de Hato coloca o versátil defesa numa partilha do quinto lugar no ranking das transferências mais caras do Ajax. Mohammed Kudus custou o mesmo valor ao West Ham, que comprou o astro ganês em 2023.
Antony lidera a impressionante lista de vendas dos gigantes de Amesterdão, com uma transferência de 95 milhões de euros para o Manchester United em 2022.
Frenkie de Jong segue-se, com a sua transferência de 86 milhões de euros para o Barcelona, superando em apenas meio milhão de euros a transferência de Mathijs de Ligt para a Juventus. Ambos os jogadores deixaram Amesterdão após a famosa época de 2018/19, em que os tetracampeões europeus chegaram às meias-finais da Liga dos Campeões da UEFA.
A transferência de Lisandro Martinez para o Manchester United em 2023, por 57 milhões de euros, completa o top 4.
A transferência milionária de Hato supera por pouco a de Davinson Sánchez para o Tottenham, em 2017, por 42 milhões de euros, e as transferências para a Premier League de Jurrien Timber e Hakim Ziyech, que se juntaram ao Arsenal e ao Chelsea por 40 milhões de euros em 2023 e 2020.