Mais

José Mourinho e a possibilidade de aceitar o cargo no Leeds United: "Estou pronto para ir"

José Mourinho, treinador do Fenerbahçe
José Mourinho, treinador do Fenerbahçe AA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

José Mourinho, treinador português, atualmente ao serviço do Fenerbahçe, da Turquia, tem sido associado ao cargo de treinador do Leeds United nas últimas semanas, após a promoção do clube à Premier League.

O treinador do Fenerbahçe já deixou claro o que pensa em assumir o comando do Leeds, uma vez que o atual treinador, Daniel Farke, enfrenta um futuro incerto, apesar de ter ajudado a equipa a regressar à primeira divisão.

O clube quer um treinador mais experiente para assumir o controlo da próxima época e Farke não é visto como tendo qualidade para a Premier League.

José Mourinho, por seu turno, afirmou no ano passado que gostaria de regressar ao futebol inglês para treinar um clube fora dos seis primeiros, de modo a evitar as competições europeias.

"O melhor que tenho a fazer é, quando deixar o Fener, ir para um clube que não participe nas competições da UEFA", afirmou.

"Portanto, um clube do fundo da tabela em Inglaterra que precise de um treinador dentro de dois anos, estou pronto para ir. Não quero falar mais sobre isso. Quero falar sobre o jogo", acrescentou.

No entanto, Mourinho revelou que teria dificuldades numa equipa que está a ser apontada para a despromoção e sugeriu que qualquer treinador que tente desafiar a despromoção é mais corajoso do que ele.

"Fico chateado, mas não estou no período da minha carreira para ficar chateado. Estou no período da minha carreira para estar sempre feliz e, neste momento, a jogar nas competições europeias, estou sempre a ficar chateado. Mas não vou lutar contra a despromoção. É demasiado difícil! Sinceramente, acho que deve ser a coisa mais difícil", explicou.

"É mais difícil do que disputar títulos. Tem de ser muito difícil do ponto de vista emocional, porque é algo que muda vidas. Acho que são os corajosos que o fazem", disse José Mourinho.