Mais

Klopp aponta para "coisas mais sérias do que o futebol" após incidente em Liverpool

Jurgen Klopp é agora o Diretor Global de Futebol da Red Bull
Jurgen Klopp é agora o Diretor Global de Futebol da Red BullMarcel Engelbrecht / firo Sportphoto / DPPI via AFP
O antigo treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, afirmou que "há coisas mais sérias no mundo do que o futebol", após um carro ter abalroado adeptos no final do desfile que celebrava a conquista da Premier League pelo clube.

Um homem de 53 anos, da zona de Liverpool, foi detido pela polícia por suspeita de tentativa de homicídio e consumo de drogas, após 65 pessoas terem ficado feridas nas cenas chocantes registadas na passada segunda-feira.

Jürgen Klopp, que deixou os gigantes ingleses há cerca de um ano, marcou presença no desfile.

Esta foi a primeira oportunidade que o clube e os adeptos tiveram para celebrar juntos a conquista de um título em 35 anos, já que o campeonato de 2019/20, vencido pela equipa de Klopp, foi alcançado num período marcado pelas restrições às reuniões públicas devido à pandemia da Covid-19.

"O ambiente era incrível e, de um segundo para o outro, tudo mudou porque aprendemos novamente que há coisas mais sérias no mundo do que o futebol. Os pensamentos e as orações vão definitivamente para as pessoas feridas, tanto quanto sei neste momento, mas também para as famílias, claro. Deveria ter sido um dos melhores dias da história da cidade, depois de muito, muito tempo, porque não tivemos a oportunidade de o fazer da última vez", disse Klopp ao receber um prémio da Associação de Gestores da Liga.

O treinador do Liverpool, Arne Slot, decidiu não comparecer ao evento onde deveria receber o prémio de Treinador do Ano, como sinal de respeito pelas vítimas do incidente.

No rescaldo do choque, até os mais acérrimos rivais do Liverpool — Manchester United, Everton e Manchester City — estiveram entre os clubes que manifestaram apoio aos campeões da Premier League e aos seus adeptos.

"O futebol é e deve ser sempre um jogo construído sobre a rivalidade, mas é também uma grande fonte de camaradagem, especialmente em momentos como este. Gostaria também de prestar homenagem aos serviços de emergência e a outras autoridades de Liverpool que entraram em ação assim que o incidente ocorreu. Juntamente com os adeptos e os transeuntes que se ajudaram uns aos outros numa hora de necessidade, penso que todos os envolvidos no rescaldo merecem a gratidão de todos nós", disse Slot num comunicado.

A polícia disse numa conferência de imprensa na terça-feira que 11 dos feridos permaneciam no hospital em estado estável.