Zirkzee fez parte da equipa da Laranja Mecânica que chegou às meias-finais do Euro-2024, mas foi deixado de fora da sua equipa nacional para os próximos jogos da Liga das Nações, depois de uma época terrível sob o comando do treinador do United, Ruben Amorim.
O avançado neerlandês marcou apenas três golos em 28 jogos na Premier League desde que chegou ao clube e Koeman insistiu agora que o jogador de 23 anos não merecia ser convocado e precisa de melhorar.
"Ele não estava na seleção preliminar porque não acho que seja suficientemente bom neste momento", disse Koeman ao Studio Voetbal (via Sport Witness).
"Especialmente quando a digitalização quando virar ou passar muitas vezes dá errado. Sim, em princípio, a forma e a condição física estão sempre à frente, mas isso nem sempre é possível. Temos muitos defesas centrais e médios, mas estamos um pouco limitados na frente", reconheceu Koeman.
"Mas mesmo assim, continuo a pensar que temos de merecer a nossa seleção, e acho que ele não a merece agora, mas pode ser o caso noutro período", acrescentou o treinador.
Zirkzee não marca na Premier League desde que fez dois golos contra o Everton em dezembro e, quando Koeman se prepara para defrontar a Espanha este mês, não pode contar com um avançado que luta para encontrar o alvo, quanto mais o fundo da rede. Zirkzee marcou, no entanto, contra a Real Sociedad, e Ruben Amorim elogiou o avançado, que pode usar o golo para aumentar a sua confiança.
"Ele mereceu, está a trabalhar bem e está a melhorar muitas coisas no seu jogo", disse Ruben Amorim após o empate. "Ele merece este momento e foi importante para nós hoje", acrescentou o treinador português.