Mais

Leeds considera despedir Farke após promoção à Premier League

O Leeds está a considerar a hipótese de despedir Daniel Farke
O Leeds está a considerar a hipótese de despedir Daniel FarkeČTK / imago sportfotodienst / Richard Bierton/News Images

O Leeds United está a ponderar despedir o treinador Daniel Farke, apesar de ter assegurado o regresso à Premier League esta semana.

Os dirigentes do clube de Elland Road não consideram Farke o homem certo para manter o clube na Premier League na próxima temporada e têm grandes dúvidas sobre a sua capacidade para afastar o Leeds da zona de despromoção e evitar a descida para a Championship, como acontece com muitas equipas recém-promovidas.

O treinador alemão garantiu um regresso dramático à primeira divisão ao golear o Stoke City por 6-0 em Elland Road, mas o seu historial na Premier League não pode ser ignorado.

Em 49 jogos na Premier League com os Canários, Farke venceu apenas seis vezes, o que simplesmente não é suficiente para qualquer equipa promovida.

Desde que chegou ao Leeds em 2023, ganhou 59 dos 102 jogos que disputou como treinador, mas a dois jogos do fim e com um registo de pontos a rondar os 100, seria impiedoso despedi-lo depois de tal feito.

Na sua antiga equipa, o Norwich City, levou-os à promoção por duas vezes, mas foi despedido em 2019/20 depois de terminar em último lugar com 21 pontos.

Na época passada, as três equipas promovidas sofreram a despromoção pela primeira vez desde 1998 e os proprietários do Leeds estarão desesperados por evitar os erros cometidos por equipas como o Leicester City, o Southampton e o Ipswich Town, que simplesmente não conseguiram resistir ao mais alto nível.