Legado de Jürgen Klopp: O que vai Arne Slot encontrar no Liverpool?
Com o conjunto de estrelas do Liverpool, os Reds conseguiram ganhar todos os tipos de troféus desde 2019. Duas Taças da Liga, uma Taça de Inglaterra, um Community Shield, bem como o primeiro título da Premier League e a sexta Liga dos Campeões. O antigo treinador do Dortmund, Klopp, ressuscitou o clube e trouxe-o de volta ao nível que os seus adeptos desejavam e ansiavam, mas ao fazê-lo, por sua vez, deixa um legado pesado para o sucessor Arne Slot.
O editor do Flashscore no Reino Unido e especialista em Liverpool, Ste Carson, procurou saber exatamente o que Slot terá de enfrentar.
Slot é mais adequado para o Liverpool
A notícia da iminente transferência de Slot surgiu no final de abril e seguiu-se rapidamente à saga em torno do treinador do Sporting, Rúben Amorim, que era visto como o favorito para o lugar no Liverpool. A escolha do clube parece ter recaído sobre Slot, mas como é que esta notícia foi vivida em Inglaterra? Qual foi a reação positiva dos optimistas e qual foi a preocupação dos cépticos?
"As reacções foram geralmente positivas. Seria negligente da minha parte ignorar o entusiasmo em torno da possível contratação de Xabi Alonso e Rúben Amorim, mas a maioria dos adeptos reconhece que Slot é um homem capaz. O Alonso, em particular, cativou os adeptos do Liverpool, mas quando se tornou claro que ele iria ficar no Bayer Leverkusen este verão, era inevitável que fosse Rúben Amorim", explicou.
"Nem toda a gente concorda, mas acho que o Slot se adapta melhor ao Liverpool. Além disso, Amorim e o seu empresário podem ter cometido um erro ao colocarem o Liverpool e o West Ham um contra o outro numa bizarra guerra de licitações", concluiu.
Ste também considera a escolha de Slot mais inteligente do que a contratação de Zinédine Zidane ou de alguém como José Mourinho.
Os adeptos do Liverpool estão geralmente entusiasmados com o que viram e ouviram sobre o estilo de jogo que ele implementou no Feyenoord, que é notavelmente semelhante ao futebol heavy metal de Klopp. Dado o estado atual do mercado, parece que a contratação de Slot poderia ser uma jogada incrivelmente inteligente por parte do Liverpool".
"Uma jogada ambiciosa para alguém como Zinedine Zidane está manchada pela probabilidade de ele provavelmente só ficar um ou dois anos e dar uma oportunidade a alguém como José Mourinho em 2024 seria, por falta de um termo melhor, deprimente".
O monstro Manchester City
Klopp chegou ao Liverpool em 2015 e, desde então, transformou a equipa numa das potências do futebol inglês e europeu. No entanto, o número de títulos da liga na era Klopp manteve-se num só (2020). Também este ano, a equipa do capitão Virgil van Dijk perdeu o título após uma longa batalha com o Arsenal e o Manchester City - como é que isso afecta a pressão que estará sobre os ombros de Arne Slot?
"Depende de quem perguntar. Pessoalmente, não acho que o que aconteceu esta época tenha um grande impacto no futuro sob um novo treinador", frisou Ste: "Muitos adeptos do Liverpool ainda esperavam um lugar entre os quatro primeiros há 12 meses, o facto de Klopp ainda ter conseguido espremer uma corrida ao título da Premier League com o seu plantel é impressionante. É mais um exemplo de superação do Liverpool, especialmente quando se olha para a fraca época de 2022/23, em que terminou em quinto lugar e sem prémio."
"A equipa está no meio de um período de transição, com tantas estrelas envelhecidas que terminaram recentemente as suas carreiras em Anfield, como Sadio Mané, Bobby Firmino e Gini Wijnaldum, o que torna ainda mais difícil competir com o monstruoso Manchester City, porque podem agir de forma mais implacável no mercado de transferências, mas ainda é um momento emocionante para o clube. E embora não seja a maior honra do futebol inglês, ganhar a Taça da Liga não é nada", asseverou.
Núcleo envelhecido
Como Ste salientou, o Liverpool está a atravessar um período de transição. O núcleo que venceu a Liga dos Campeões em 2019 está a envelhecer. Por exemplo, Mohamed Salah terá 32 anos quando a nova temporada começar, Virgil van Dijk fará 33 anos durante o Campeonato Europeu e Alisson, Andy Robertson e Joel Matip também estão do lado errado dos 30. Além da idade, as recentes aquisições também estão sendo mantidas sob uma lupa, como Darwin Núñez: o uruguaio está a enfrentar muitas críticas e parece insatisfeito com o Liverpool.
"É razoável supor que tanto Salah como Núñez continuarão no clube na próxima época", diz Ste, "embora Salah esteja quase de certeza a pensar no que fazer no final do seu atual contrato, que vai até ao próximo verão, altura em que terá 33 anos. Substituir o egípcio será uma das maiores tarefas de Slot no seu mandato no Liverpool, mas ele tem algum tempo para descobrir isso."
Dito isto, é pouco provável que o "substituto" de Salah seja o mesmo e pode já estar no plantel. Quanto a Núñez, penso que ele tem de convencer Slot e Michael Edwards (responsável pelo futebol do Liverpool) de que merece ficar.
Recentemente, o uruguaio apagou qualquer referência ao Liverpool da sua conta no Instagram, no meio de uma tempestade de rumores sobre a saída do avançado do Liverpool, que o adquiriu ao Benfica por 80 milhões de euros em 2022.
"Os adeptos adoram-no e, mesmo que ele desperdice uma quantidade frustrante de oportunidades, vai continuar a poder contar com o apoio deles", afirmou. A propósito, os números de Darwin são bastante impressionantes: marcou 18 golos e deu 13 assistências até agora nesta época - não é o desastre que alguns esperam que ele seja. É a taxa de conversão de oportunidades que o está a deixar ficar mal.
Reforços
Rejuvenescer um onze assim é um processo desafiante, mas que já começou com Klopp. Por exemplo, Ryan Gravenberch (21 anos), Cody Gakpo (25 anos) e Dominik Szoboszlai (23 anos) foram comprados recentemente e jovens talentos como Connor Bradley (20 anos), Harvey Elliott (21 anos) e o jogador de base Jarell Quansah (21 anos) já se estão a afirmar na equipa encarnada do Liverpool.
Substituir o envelhecido Van Dijk, apelidado por Ste como "talvez o melhor defesa de sempre da Premier League", é uma tarefa enorme para Slot e para a direção do clube a longo prazo. "O Liverpool pode já ter um substituto direto em 'Ibou' Konaté.... mas então como é que se preenche a lacuna? Talvez Jarell Quansah, de 21 anos, que tem impressionado muito esta época, seja a resposta, mas ainda é muito cedo para dizer algo tão importante."
"O já referido jovem e versátil defesa pode ajudar a preencher algumas lacunas - o nome de Lutsharel Geertruida surgiu recentemente - mas Virgil pode jogar durante muitos mais anos. Basta olhar para Thiago Silva e Pepe".
O fiel lateral-esquerdo Andy Robertson também já passou dos 30 anos e, com Kostas Tsimikas, enfrenta um concorrente formidável na esquerda. Mas ele também não parece ser um substituto a longo prazo para os Reds.
"Não sei se podemos ver Tsimikas como uma solução a longo prazo, já que ele acaba de completar 28 anos", disse. Rayan Aït-Nouri é um jogador que me agrada, mas depende do que Slot quer dos seus zagueiros."
Os maiores desafios de Slot
A mudança do Feyenoord para um clube de classe mundial como o Liverpool não é fácil e será repleta de desafios. Com os adeptos a serem mimados por uma chuva razoável de troféus nos últimos anos e a verem os maiores nomes a jogar na sua cor favorita, as expectativas não serão pequenas. Mas onde estão os maiores desafios para o treinador nascido em Bergentheimer?
"Honestamente, a sua maior tarefa será conquistar os adeptos. Isso não será difícil, pois os adeptos de Anfield são conhecidos por serem leais àqueles que lutam por eles. Ele não tem de se tornar 'o próximo Klopp', só tem de ser ele próprio. Pelo que vi de Slot, parece ser uma pessoa genuína e simpática, que parece ter apenas referências positivas de toda a Europa. Isso vai, sem dúvida, ajudá-lo no Liverpool. É claro que ele também terá de ganhar jogos e apresentar o seu futebol atrativo, mas as expectativas têm de ser realistas. Desde que chegue aos quatro primeiros lugares e ganhe algumas taças, não terá problemas. Dito isto, uma verdadeira corrida ao título na Premier League e um ou dois troféus seria ótimo. O plantel é certamente capaz, mas ninguém vai perder a compostura se Slot não ganhar nenhuma taça na sua época de estreia."