Lenda do Leeds e do País de Gales, Terry Yorath morreu aos 75 anos

O antigo médio do Leeds e do País de Gales, Terry Yorath, morreu aos 75 anos
O antigo médio do Leeds e do País de Gales, Terry Yorath, morreu aos 75 anosTony Marshall / PA Images / Profimedia

O antigo jogador do Leeds United e do País de Gales, Terry Yorath, cuja vida dentro e fora do relvado foi marcada pela tragédia, morreu aos 75 anos, após uma breve doença, anunciou a sua família esta quinta-feira.

A apresentadora da BBC Sport, Gabby Logan, uma das filhas de Yorath, saiu a meio do programa Match of the Day de quarta-feira, sendo substituída por Mark Chapman, que confirmou tratar-se de "uma emergência familiar".

Yorath integrou a notável equipa do Leeds, orientada por Don Revie e depois por Jimmy Armfield, conquistando o título da Liga em 1974, além de medalhas de vice-campeão na Taça de Inglaterra, Taça dos Campeões Europeus e Taça das Taças.

Internacional por 59 vezes pelo País de Gales, capitaneando a seleção em 42 ocasiões, levou ainda a equipa até à porta da fase final do Mundial de 1994 como treinador, o que teria sido a primeira presença desde 1958.

"Para a maioria, era um herói do futebol, mas para nós era o nosso pai; um homem discreto, bondoso e gentil", afirmou a família de Yorath, incluindo os seus quatro filhos, em comunicado.

"O nosso coração está despedaçado, mas conforta-nos saber que ele se vai reunir com o nosso irmão, Daniel", acrescentaram.

A vida de Yorath ficou marcada por duas tragédias.

Em 1992, o seu filho Daniel morreu aos 15 anos devido a uma cardiomiopatia hipertrófica genética, enquanto jogava futebol em casa com Yorath.

"Essa tarde... nunca me vai sair da cabeça. Ninguém espera sobreviver aos seus filhos", disse Yorath ao Observer em 2005.

Fuga ao incêndio de Bradford

Yorath nunca superou a perda – "ninguém lhe ensina a lidar com o luto", afirmou em 2017 – e passou a beber em excesso.

"No final do dia, ele procurava um copo de whisky para tentar aliviar a dor", contou Gabby Logan à ITV em 2017.

"É uma forma de automedicação, não é? E percebe-se que, quando alguém perde um filho, isso possa acontecer. Mas acho que acabou por se agravar", acrescentou.

De facto, em 2004, escapou por pouco à prisão depois de atropelar uma jovem enquanto conduzia muito acima do limite de álcool permitido.

No entanto, foi poupado à prisão por ser considerado um risco de suicídio caso fosse condenado.

Acabou por deixar de beber: "A melhor decisão que tomei foi deixar o whisky."

A morte de Daniel aconteceu sete anos depois de um dia que deveria ter sido de celebração para Yorath, quando, como treinador adjunto do Bradford, o clube recebia o Lincoln, antes de levantar o título da Terceira Divisão.

No entanto, um incêndio consumiu uma bancada no estádio Valley Parade, provocando a morte de 56 adeptos e ferindo 270.

A sua família estava presente nesse dia e o próprio Terry só conseguiu escapar ao lançar uma cadeira por uma janela e saltar por ela.

"Acho que o meu pai não dormiu nessa noite e provavelmente não voltou a dormir bem durante muito tempo", disse Gabby.

"Foi uma tragédia terrível e nunca seria algo de que o meu pai simplesmente se afastasse", acrescentou.