Bonds é o jogador com mais jogos pelo West Ham, tendo realizado 799 partidas ao longo de uma carreira de 21 anos com os londrinos. Ergueu a Taça de Inglaterra por duas vezes, em 1975 e 1980, tendo também alcançado a final da Taça dos Vencedores das Taças em 1976, além de conquistar a antiga segunda divisão com os hammers.
Após iniciar a carreira de treinador, primeiro na equipa de juniores do West Ham, Bonds foi nomeado treinador principal em fevereiro de 1990. Garantiu a promoção à primeira divisão em 1991 e, depois da descida de divisão em 1992, conduziu novamente o clube à promoção um ano depois.
"É com o coração destroçado que anunciamos que perdemos hoje o nosso querido Pai. Era dedicado à família e foi a pessoa mais bondosa, leal, altruísta e carinhosa. O pai amava o West Ham United e os seus maravilhosos adeptos com todo o coração, e guardou cada momento passado no clube como um tesouro. Estará sempre nos nossos corações e será eternamente recordado. Conforta-nos saber que o seu legado perdurará para sempre", referiu o comunicado da família de Bonds.
Bonds deixou os hammers em 1994, quando foi substituído no cargo de treinador pelo seu adjunto Harry Redknapp. Eleito o maior jogador de sempre do clube, Bonds tem uma bancada com o seu nome no Estádio de Londres.
"Nunca procurou os holofotes, mas era universalmente amado, respeitado e admirado pelos colegas, jogadores e adeptos, que para sempre se considerarão o 'Exército Claret and Blue de Billy Bonds'. Descansa em paz, Billy, nosso líder corajoso, inspirador e de coração de leão", referiu o West Ham em comunicado.
Uma homenagem completa está prevista para antes do encontro com o Aston Villa, no Estádio de Londres, a 14 de dezembro.
O antigo médio do West Ham, Joe Cole, também prestou homenagem a Bonds, afirmando: "O Billy era o treinador quando assinei pelo clube em jovem e foi sempre muito amável comigo e com a minha família."
"Crescendo no West Ham, o seu nome é sinónimo do clube. Tudo o que há de bom no West Ham, Billy Bonds representava isso. É uma notícia muito triste e os meus pensamentos e orações estão com a família."
