Siga o Aston Villa - Maccabi Tel Aviv com o Flashscore
Com a participação de Israel no desporto internacional sob pressão devido à guerra em Gaza, o encontro gerou polémica política depois de, na semana passada, o Grupo Consultivo de Segurança (SAG), responsável por Villa Park, em Birmingham, ter impedido a presença de adeptos visitantes no jogo de 6 de novembro, na sequência de uma avaliação de risco feita pela polícia.
A decisão foi alvo de críticas políticas, incluindo do Primeiro-Ministro Keir Starmer, com muitos a exigirem a reversão da medida.
O governo afirmou estar "a trabalhar sem parar" para garantir que adeptos de ambos os clubes possam assistir ao jogo, mas o Maccabi anunciou na segunda-feira que recusaria qualquer bilhete para o encontro em Villa Park.
Nesta terça-feira, o Villa alertou os adeptos para não infringirem os protocolos da UEFA, entidade máxima do futebol europeu, que proíbem a exibição de mensagens políticas nos estádios.
"De acordo com as orientações da UEFA, a exibição de símbolos, mensagens ou bandeiras de teor político durante o jogo está estritamente proibida e resultará na expulsão imediata e na aplicação de uma proibição de acesso ao estádio," referiu o clube em comunicado.
O clube da Premier League acrescentou que não irá vender bilhetes para o setor visitante vazio e advertiu os adeptos para não revenderem os seus ingressos.
O governo britânico esperava que a polícia apresentasse esta semana as necessidades para garantir a segurança do jogo com adeptos de ambas as equipas presentes. No entanto, o Maccabi comunicou na noite de segunda-feira que não aceitaria qualquer bilhete para o encontro.
"O bem-estar e a segurança dos nossos adeptos são prioritários e, tendo em conta as lições difíceis do passado, decidimos recusar qualquer quota atribuída aos adeptos visitantes. Esta decisão deve ser compreendida nesse contexto," afirmou o Maccabi em comunicado.
O anúncio surgiu apenas um dia depois de a polícia israelita ter cancelado o jogo da Liga Principal de Israel entre o Maccabi e o rival citadino Hapoel devido a "distúrbios" entre adeptos rivais.
O Maccabi garantiu que os seus adeptos não estiveram envolvidos nos incidentes, e no comunicado questionou as motivações de quem lidera os apelos à proibição de adeptos visitantes em Villa Park.
"Os nossos adeptos viajam regularmente por toda a Europa sem incidentes e sugerir que a razão para não poderem viajar se deve ao seu comportamento é uma tentativa de distorcer a realidade e de justificar as verdadeiras razões subjacentes à decisão de os banir."
O porta-voz de Starmer afirmou que o governo continua em conversações com a polícia para reforçar os meios de segurança e permitir a presença de adeptos de ambas as equipas.
Birmingham tem sido palco de manifestações pró-Palestina desde o início da guerra em Gaza, em 2023, após o ataque do Hamas a Israel.