Lineker aconselha Gyökeres (Arsenal) a estudar Calvert-Lewin (Everton)

Gyökeres festeja pelo Arsenal
Gyökeres festeja pelo ArsenalČTK / imago sportfotodienst / David Klein

A lenda da Premier League, Gary Lineker, sugeriu que o avançado do Arsenal, Viktor Gyökeres, devia aprender com Dominic Calvert-Lewin, do Leeds.

Siga o Arsenal - Aston Villa com o Flashscore

Calvert-Lewin já marcou sete golos nos últimos seis jogos, tornando-se um dos jogadores em melhor forma na Premier League, ao brilhar pelo Leeds United.  Em comparação, Gyökeres soma apenas cinco golos pelo líder Arsenal, tendo dificuldades em marcar desde que chegou aos Gunners no último verão, devido à falta de confiança na finalização. 

O sueco apontou uns impressionantes 97 golos em 102 jogos pelo Sporting antes de se transferir para o Arsenal, mas ainda não conseguiu afirmar-se no norte de Londres. 

Em declarações ao The Rest is Football podcast, Lineker revelou que o internacional sueco podia aprender algo com Calvert-Lewin, que não para de marcar. 

"Tenho observado (Gyökeres) com atenção nas últimas semanas e penso que, como a maioria dos avançados, é daqueles que espera para ver para onde vai a bola, espera até ao cruzamento e só depois ataca o espaço. É isso que os defesas fazem, mas como avançado tens de arriscar onde achas que a bola pode ir e arrancar mesmo quando o adversário está prestes a cruzar. Assim, ganhas vantagem sobre o defesa e, muitas vezes, a bola não vai para lá, mas não o vejo a fazer isso com frequência". 

O Dominic Calvert-Lewin foi um exemplo perfeito de como se faz isso no golo do Leeds em Sunderland, perfeito. Ele não ficou à espera para ver para onde a bola ia. Decidiu, afastou-se e depois sprintou para o primeiro poste, esperando que a bola fosse lá colocada, e foi mesmo. Não vejo Gyökeres a fazer isso muitas vezes neste momento, mas os jogadores que marcam muitos golos fazem-no. O Erling Haaland, o Harry Kane, o Robert Lewandowski, todos sabem como se movimentar para esses espaços. Será algo que se pode aprender? Sempre achei que sim, porque é uma questão de bom senso, é a lei da probabilidade, se pensarmos bem." 

Gyökeres terá nova oportunidade para se mostrar quando os Gunners defrontarem o Aston Villa no Emirates Stadium, na terça-feira à noite, num jogo que pode mudar o rumo da sua época.