Numa entrevista profundamente pessoal, Lisandro Martinez, que enfrentou uma série de contratempos por lesão desde que se juntou ao Manchester United em 2022, admitiu que a sua saúde mental foi afetada durante o seu tempo nos Países Baixos, o que continuou no United.
O defesa argentino está atualmente a recuperar de uma lesão no ligamento cruzado anterior, mas teve tempo para se sentar com a Clank Media e o jornalista argentino Juan Pablo Varsky para falar sobre a sua saúde mental e como tem sofrido durante a sua carreira.
A terapia tem ajudado
"Faço terapia desde que estava no Ajax", disse Martinez.
"Sempre fui contra, até que em Amesterdão me encontrei numa fase da minha vida em que tinha tudo. Jogava numa equipa europeia, estava na seleção nacional, tinha o carro que sempre quis, jogava todos os fins de semana, mas continuava a sentir-me vazio, como se não fosse feliz", assumiu.
"Não é um processo fácil. É preciso ter a humildade de aceitar ser uma pessoa normal. Sim, sou futebolista, mas é uma profissão, é um desporto, e todos nós somos pessoas", acrescentou.
"Amorim está a mudar o United para melhor"
No entanto, Lisandro Martinez diz ter uma boa relação com o novo treinador Ruben Amorim, que considera ter trazido "energia e vontade" ao plantel desde a sua chegada no ano passado, numa altura em que o clube continua a evoluir.
"É óbvio que o clube está a passar por um processo de mudança", afirmou.
"Desde a saída de Alex Ferguson, o clube ainda não encontrou um treinador à altura. Ten Hag fez um trabalho notável no Ajax, foi por isso que foi para o United e, graças a ele, eu também fui para o clube. É como tudo na vida: arriscamos e, por vezes, as coisas correm bem, outras vezes não. Penso que, como em qualquer clube, se algo não está a funcionar, tem de ser mudado. É necessário analisar o que está a funcionar e o que não está e fazer alterações em conformidade, porque é assim que os grandes clubes funcionam. O Manchester é um dos melhores clubes do mundo", disse.
"Agora, Ruben Amorim chegou com muito boa energia e vontade. Acredito que ele vai fazer as mudanças necessárias. Sem dúvida que é preciso mudar, porque a posição em que ficámos na tabela nas duas últimas épocas é inaceitável", acrescentou.
Apesar dos contratempos provocados pelas lesões, Lisandro Martinez provou persistentemente que é um dos melhores defesas da Liga, apesar de muitos o descartarem devido à sua altura. Ruben Amorim terá todo o gosto em recebê-lo de volta ao onze inicial assim que estiver totalmente em forma, enquanto o clube se prepara para a pré-temporada, que começa no final deste mês.