Mais

Liverpool e Everton condenam agressões racistas a Doucoure após dramático empate no dérbi

Doucoure foi expulso no final do jogo
Doucoure foi expulso no final do jogoAction Images via Reuters / Jason Cairnduff
O Liverpool e o Everton condenaram os insultos racistas de que foi alvo o médio da equipa da casa Abdoulaye Doucoure no dérbi de quarta-feira em Merseyside, depois de se ter envolvido numa confusão no final do jogo, que terminou empatado 2-2 em Goodison Park.

Recorde as incidências do encontro

O capitão do Everton, James Tarkowski, empatou o jogo no sétimo minuto dos descontos, dando início a festejos selvagens, antes de Curtis Jones, substituto do Liverpool, se ter ofendido com o facto de Doucoure ter festejado em frente dos adeptos visitantes.

Doucoure e Jones receberam cartões vermelhos do árbitro Michael Oliver, que também expulsou o treinador do Liverpool, Arne Slot, após o apito final.

"Este tipo de abuso é repreensível e não será, nem deve ser, tolerado", afirmaram os dois clubes da Premier League num comunicado conjunto.

"Juntos, os dois clubes vão trabalhar com a polícia de Merseyside, que está a conduzir uma investigação com o objetivo de identificar os indivíduos responsáveis".

Doucoure publicou uma imagem sua a festejar e a homenagear os adeptos de Goodison Park após aquele que foi o último dérbi de Merseyside no emblemático estádio antes de o Everton se mudar para um novo recinto em Bramley-Moore Dock. No entanto, o post foi alvo de vários comentários de caráter racista.

"Também encorajamos as pessoas que testemunham ou sofrem abusos em linha a denunciá-los e a chamar a atenção das plataformas de redes sociais em que aparecem", acrescentaram os clubes.

"Todos nós, incluindo as empresas de redes sociais, temos de adotar uma atitude de tolerância zero. As plataformas precisam de assumir a responsabilidade e tomar medidas para banir esses abusadores".

A Reuters contactou a Meta, proprietária do Instagram, para comentar o assunto.