O líder da Premier League tem tido dificuldades em vencer na casa dos seus vizinhos nos últimos anos, com nove dos últimos 12 jogos a terminarem empatados.
O Everton, que melhorou muito com o regresso do treinador David Moyes, vai deixar a sua casa histórica no final desta época, para jogar no seu novo estádio Bramley-Moore Dock, com capacidade para 52.888 espectadores, na zona ribeirinha de Liverpool.
Arne Slot, que se prepara para o seu primeiro e último dérbi em Goodison, acredita que a emoção da ocasião esta quarta-feira vai aumentar o desafio do Liverpool.
"Provavelmente vai ser um ambiente fantástico e nunca é fácil jogar contra isso, porque cada vez que eles cruzam a linha de meio-campo ou recebem um pontapé de canto ou o que quer que aconteça, os adeptos vão aplaudir", disse o treinador do Liverpool.
"E depois temos de ser mentalmente muito fortes como equipa visitante para resistir a todo esse ambiente e temos de estar concentrados no que temos de fazer, defender o pontapé de canto, defender a bola parada e, quando tivermos a bola, estar o mais calmos possível neste ambiente fantástico", acrescentou.
"Presumo que os nossos jogadores estejam prontos para outra batalha, pela simples razão de que estiveram prontos durante toda a época", defendeu Arne Slot.
O treinador neerlandês, na sua primeira temporada em Anfield, disse que os seus jogadores teriam que manter a "cabeça fria, mas não as pernas frias" contra uma equipa do Everton que venceu os seus últimos três jogos da Premier League para aliviar os temores de despromoção.
"Sempre que jogamos contra uma equipa que quer lutar connosco, e isso é quase sempre que jogamos contra qualquer adversário, mas talvez este ainda mais, temos de estar preparados para isso", disse Slot.
"Por isso, temos de correr tanto, temos de ser tão intensos nas placagens. Não atravessar a linha, mas ter calma suficiente para fazer uma placagem boa e firme. É aí que começa e, nove em cada dez vezes, passados 10, 15, 20 minutos, o jogo acalma um pouco, e então podemos começar a pensar ainda mais em jogar futebol", explicou.
O Liverpool tem seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Arsenal, no topo da Premier League, com um jogo a menos, mas a sua tentativa de alcançar um inédita triplete terminou com a derrota na Taça de Inglaterra, frente ao Plymouth, no domingo.
"Houve um sábio que me disse uma vez: 'Nada de bom vem de perder um jogo de futebol', e eu concordo plenamente", disse Slot.
O treinador do Liverpool, que fez grandes alterações para o jogo, descreveu a derrota como "inaceitável".
"Temos de mostrar uma faceta diferente, porque não foi só o resultado, o desempenho também esteve longe dos padrões do Liverpool", afirmou.
Trent Alexander-Arnold poderá regressar de lesão contra o Everton, mas o Liverpool não poderá contar com o defesa Joe Gomez.