Mais

Liverpool quer alargar Anfield o mais rapidamente possível

A nova configuração de Anfield
A nova configuração de AnfieldLiverpool
Há um novo empreiteiro a assumir as obras de ampliação da bancada de Anfield Road. O Liverpool anunciou que a lotação vai começar a aumentar em outubro, mas o clube continuará a perder milhões com os atrasos.

Os Reds acabam de dar uma boa notícia aos seus adeptos: foi assinado um acordo com um novo empreiteiro para a bancada norte (Anfield Road Stand). A Rayner Rowen Construction assumirá os trabalhos após o colapso do Buckingham Group.

A rápida nomeação de um sucessor é uma excelente notícia. Melhor ainda é o facto de a obra ser executada por subcontratantes já existentes, que conhecem bem o trabalho e podem entrar na construção de imediato. Infelizmente, há também uma má notícia: ainda tem de ser efectuado um inventário dos trabalhos concluídos. Isto significa que um aumento da capacidade de 50.000 para 61.000 nas próximas semanas pode ser esquecido.

O Liverpool prevê que os próximos três jogos em casa (West Ham, Leicester City e Union Saint-Gilloise) sejam disputados pelos jogadores do Liverpool na configuração atual. Só a partir do dérbi contra o Everton (21 de outubro) é que serão libertados lugares adicionais na bancada superior. Mas não de uma só vez: para atingir a capacidade pretendida, serão necessárias mais semanas.

Como calculou o especialista em economia Kieran Maguire, da Universidade de Liverpool, o Liverpool perde cerca de 750 mil libras (874 mil euros) por cada jogo adiado. Tomando o final de outubro como data limite, isto significaria uma perda de pelo menos £6 milhões (7 milhões de euros). Entretanto, o crescimento faseado da capacidade significa maiores perdas.