Manchester City enfrenta a cimeira do Liverpool enquanto o Everton luta pela sobrevivência

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Manchester City enfrenta a cimeira do Liverpool enquanto o Everton luta pela sobrevivência
Jurgen Klopp volta a desafiar e hegemonia de Pep Guardiola
Jurgen Klopp volta a desafiar e hegemonia de Pep Guardiola
AFP
O Liverpool será a mais recente equipa a tentar invadir a fortaleza do Manchester City, no Etihad, este fim de semana, enquanto o Everton concentra-se na sobrevivência na Premier League, depois de ter sofrido uma dedução de pontos por violação das regras financeiras.

O Arsenal tem a possibilidade de chegar ao topo da tabela, dependendo dos resultados dos outros jogos, enquanto o Tottenham recebe o Aston Villa.

Liverpool quer acabar com o jejum do Man. City

O Liverpool tem sido a única equipa a desafiar consistentemente o Manchester City nos últimos anos, vencendo 10 dos 23 jogos em todas as competições sob o reinado de Jurgen Klopp.

As duas equipas tiveram batalhas épicas nas épocas 2018/19 e 2021/22, quando o City venceu os seus rivais por apenas um ponto em ambas as ocasiões, enquanto os Reds conquistaram o seu primeiro título da liga, em 30 anos, em 2020.

Os últimos confrontos entre City e Liverpool
Flashscore

Mas o Liverpool, revitalizado após uma campanha abaixo da média na época passada, não vence um jogo do campeonato no Etihad desde a goleada de 4-1 ao City em novembro de 2015.

Os atuais campeões, pelo contrário, venceram 23 jogos consecutivos em casa em todas as competições.

Erling Haaland está a um golo de bater o recorde da Premier League de jogador mais rápido a chegar aos 50 golos - o norueguês marcou dois golos no frenético empate 4-4 do City com o Chelsea no início deste mês, elevando a sua contagem para 49 golos em apenas 47 jogos.

Andrew Cole, ex-avançado do Newcastle e do Manchester United, é o atual detentor do recorde, atingindo a marca em 65 jogos.

Siga o Manchester City-Liverpool no Flashscore

Será que o castigo de 10 pontos vai animar o Everton?

O Everton de Sean Dyche havia dado a volta por cima nas últimas semanas, vencendo três dos últimos cinco jogos e afastando-se da zona de despromoção.

Mas a dedução de 10 pontos, aplicada na semana passada, por violar as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League, significa que o Everton vai para o jogo contra o Manchester United empatado, com quatro pontos, com o lanterna Burnley.

Classificação da Premier League
Flashscore

O diretor de futebol do Everton, Kevin Thelwell, disse que a equipa tem agora uma motivação acrescida, alimentada por um sentimento de injustiça perante a "decisão totalmente desproporcionada".

Apesar da sanção, o nove vezes campeão inglês está a apenas dois pontos da segurança, graças à má forma das equipas recém-promovidas.

O Manchester United subiu para o sexto lugar na tabela, depois de vencer quatro dos últimos cinco jogos do campeonato, mas é fraco no ataque e continua sem convencer na defesa.

Siga o Everton-Manchester United no Flashscore

Spurs querem fugir do Aston Villa

O treinador do Tottenham, Ange Postecoglou, teve o melhor início de época de um novo treinador na história da Premier League, após 10 jogos, mas a equipa caiu do primeiro lugar devido a duas derrotas consecutivas.

Os Spurs foram derrotados por 1-4 pelo Chelsea, depois de terem ficado reduzidos a nove jogadores, e depois perderam por 1-2 com o Wolves, num jogo em que estavam a ganhar nos descontos.

Uma das dores de cabeça com que Postecoglou tem de lidar é a ausência de James Maddison, que causou um grande impacto desde que chegou em junho, mas foi afastado até ao Ano Novo com uma lesão no tornozelo.

Postecoglou terá de enfrentar o Aston Villa, que continua a sua rápida evolução sob o comando de Unai Emery, e está a apenas um ponto do quarto colocado Spurs e a três pontos da liderança.

Tottenham está a ser seguido de perto pelo Aston Villa
Flashscore

Siga o Tottenham-Aston Villa no Flashscore

A vitória do Birmingham por 3-1 sobre o Fulham no início do mês foi o 13.º triunfo consecutivo em casa - um feito que não era alcançado há 40 anos.

Mas o desempenho fora de casa é menos impressionante, com apenas duas vitórias em seis jogos como visitante.

Jogos da 13.ª jornada

Sábado 

Manchester City x Liverpool (12:30)Burnley x West Ham (15:00)Luton x Crystal Palace (15:00) Newcastle x Chelsea (15:00) Nottingham Forest x Brighton (15:00) Sheffield United x Bournemouth (15:00)Brentford x Arsenal (17:30)

Domingo

Tottenham x Aston Villa (14:00)Everton x Manchester United (16:30)

Segunda-feira

Fulham x Wolves (20:00)