Recorde as incidências da partida
O internacional sub-21 português tem sido peça importante na equipa do treinador dos hammers e destacou-se na partida diante do Brighton, que terminou com um empate (1-1), no passado domingo.
Num papel mais recuado do que aquele que teve quando chegou à Premier League para reforçar o Southampton - que pagou 15 milhões de euros ao Sporting -, Mateus Fernandes bateu o registo de duelos ganhos num só jogo do campeonato inglês esta época, ao ganhar 16 dos 18 em que participou.

Diante dos seagulls, Mateus Fernandes foi sempre uma garantia defensiva para Nuno Espírito Santo e ultrapassou os registos de Agadou (Wolves), Mukiele (Sunderland) e Thierno Barry (Everton), todos com 15 duelos ganhos, mas com uma percentagem inferior à de 88,9% registada pelo português, que somou ainda seis recuperações de bola e oito desarmes.
De resto, a substituição de Mateus Fernandes aos 83 minutos foi alvo de algumas críticas a NES nas redes sociais, uma vez que o Brighton acabou por fazer o golo do empate apenas oito minutos mais tarde, por Rutter.

Se no Southampton era um jogador mais ofensivo e importante no passe, Mateus Fernandes tem assumido um papel diferente no West Ham e não tem sentido o peso dos 44 milhões de euros pagos pelos londrinos nos últimos dias do mercado de transferências.
Desde que chegou ao London Stadium, o médio de 22 anos participou em 13 jogos, marcou um golo e fez uma assistência, mas tem sido destaque no momento defensivo dos hammers.
O jogador formado em Alcochete é líder da equipa em número de desarmes (34) e o 3.º jogador com mais interceções da equipa (11), o melhor se excluirmos os defesas.

No entanto, esta necessidade de NES contar com Mateus Fernandes no momento defensivo tem vindo a retirar algumas das qualidades do médio, que na época passada fez três golos e seis assistências pelo último classificado da Premier League. Esta época, o português tem apenas um remate à baliza e outro fora do alvo, o que demonstra a pouca chegada a áreas de finalização.
Ainda assim, o camisola 18 contribuiu para o jogo ofensivo do West Ham de outras formas - 122 passes a terminar no último terço (3.º melhor da equipa) e uma taxa de acerto no passe de 90,4% (melhor registo a par do defesa Aguerd).

Se a confiança do registo do último jogo passar para o momento de ataque, Mateus Fernandes tem tudo para ser um reforço importante para Nuno Espírito Santo no sempre exigente mês de dezembro na Premier League e, quem sabe, espreitar uma convocatória de Roberto Martínez para o Mundial-2026.
