Em declarações à Sky Sports, na sequência da despromoção do Ipswich Town, Merson criticou as tácticas de McKenna e a forma como a equipa não está preparada para jogar com clubes como o Manchester City ou o Liverpool.
"Eles tentaram jogar. É isso que não percebo quando as equipas sobem, têm de misturar as coisas. Por causa deste novo estilo de Pep Guardiola, toda a gente pensa que tem de jogar assim , ele joga assim, o Arsenal joga assim e o Liverpool joga assim porque têm jogadores de topo. Se não têm jogadores de topo, não joguem assim".
Questionado sobre os comentários de Merson, McKenna sugeriu que é fácil rotular a sua equipa, apesar da consciência tática e da mudança de estilo ao longo da época.
"Não me preocupa muito, porque há muitas pessoas que têm de dar uma opinião sobre futebol e tenho a certeza de que não têm tempo para ver todos os jogos de uma equipa. Por isso, é sempre mais fácil se as pessoas sentirem que podem atribuir um rótulo a uma equipa e é por isso que quando algo corre mal, e já disse muitas vezes, se há um aspeto que explica o facto de esta época ter sido um desafio, gostaria de pensar que somos suficientemente inteligentes para o ter resolvido. É fácil rotular uma equipa, e quando se é recém-promovido e se sofre mais golos do que o desejado, é fácil rotulá-la e dizer que joga demasiado aberta. Penso que a realidade é que temos sido muito, muito adaptáveis este ano, o nosso estilo de jogo, temos tentado manter os nossos elementos mais positivos, mas não temos sido nem de perto nem de longe tão ofensivos, nem tão abertos, nem tão dominantes no nosso jogo como fomos nas duas últimas divisões e tivemos de tentar ser adaptáveis, tentando ao mesmo tempo manter alguns dos elementos fundamentais que nos fazem ter sucesso."

A despromoção foi confirmada após a derrota por 3-0 dos Blues frente ao Newcastle, no passado fim de semana, com a equipa de McKenna, que subiu na pirâmide do futebol inglês, a ser finalmente derrubada. McKenna continuou e afirmou que vai refletir sobre a época dececionante e regressar mais forte na nova campanha.
"Se as pessoas olharem para os antecedentes do grupo e para as origens dos jogadores, para o percurso que fizeram e depois para a forma como competiram contra o Newcastle na semana passada ou contra o Arsenal na semana anterior e disserem que se trata de um estilo de jogo, eu discordo. Vamos refletir sobre tudo no final da época e tenho a certeza de que haverá coisas que podemos fazer melhor. Mas estou certamente muito, muito confiante de que não haverá uma única razão no final da época e tentar rotular uma razão pela qual uma equipa na nossa posição tem tido dificuldades em ganhar jogos nesta liga esta época não é a abordagem correta", atirou.