Mais

Mikel Arteta desdramatiza a lesão de Havertz: "Já passámos por muita coisa esta época"

Arteta abraça Havertz
Arteta abraça HavertzJavier Garcia / Shutterstock Editorial / Profimedia

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, insiste que ele e o Arsenal "adoram" os desafios que têm pela frente, depois de ter sido confirmado que a época de Kai Havertz chegou ao fim.

Antes da viagem para o início da partida de sábado, Arteta falou sobre a lesão no tendão de Aquiles de Havertz, sofrida no último dia de treinos do estágio no Dubai. A lesão significa que o alemão se juntou aos restantes avançados - Gabriel Jesus, Bukayo Saka e Gabriel Martinelli - que deixam a linha da frente sem muitas hipóteses.

"Estávamos a fazer um excelente estágio no Dubai, a recarregar baterias, a treinar, a conectar-nos com a natureza e com um ambiente diferente. Depois a lesão aconteceu de forma inesperada, é um grande golpe por causa das lesões que temos", disse Arteta: "Ele ia parar um remate, esticou a perna e lesionou o tendão. Felizmente, já passámos por muita coisa esta época, é o desafio que tenho. Nós adoramos. Vamos ver de que é feita a equipa. Qualquer equipa desta liga perde quatro jogadores na frente de ataque desta forma e eu sei qual será a resposta."

Questionado sobre as opções para colmatar as ausências no ataque, Arteta referiu-se ao jovem Ethan Nwaneri:"É uma questão de saber quando, ele tem as qualidades certas para jogar no ataque ou no centro. Temos de nos adaptar aos pontos fortes dos nossos jogadores."

O Arsenal deixou o mercado de inverno fechar sem contratar um novo avançado, incluindo Ollie Watkins, que foi oferecido pelo Aston Villa por um preço de 60 milhões de euros. Questionado se agora se arrepende de não ter agido, Arteta disse: "Sempre soubemos que estávamos a uma ou duas lesões de distância. Mas quando se tenta tudo o que se pode, temos de lidar com isso".

No entanto, sobre o mercado de transferências, recusou-se a excluir qualquer hipótese:"Vamos explorar todas as situações possíveis".

O treinador dos Gunners diz que poderão recorrer a Raheem Sterling para preencher o vazio no ataque. O jogador emprestado pelo Chelsea tem lutado pela sua forma e pelos seus minutos de jogo até agora nesta época.

"Bem, ele tem estado muito mais envolvido recentemente e o seu mérito, ele ganhou o direito de o fazer", disse o treinador. "Todos os jogadores vão ter mais exposição e ele terá o direito de o fazer."

O Arsenal vai a Leicester em segundo lugar, a sete pontos do líder Liverpool. O Leicester, por sua vez, está em 18.º lugar, a dois pontos da segurança.

"Esperamos ser cada vez melhores nas próximas semanas, mas vamos sempre adaptar-nos às qualidades dos jogadores que temos disponíveis. Eles tornam a vida muito difícil, conheço bem Ruud (van Nistelrooy) e a maneira como ele monta as equipas."

Siga o Leicester - Arsenal no Flashscore