Mikel Arteta garante que Arsenal vai "dar a volta" à derrota frente ao Aston Villa

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalJUSTIN TALLIS / AFP

Mikel Arteta assegurou que o Arsenal, líder da Premier League, vai recuperar da frustração causada pela derrota dramática por 2-1 no terreno do Aston Villa, resultado que reabriu por completo a luta pelo título, este sábado.

Recorde as incidências da partida

Emiliano Buendía marcou o golo da vitória do Villa no último lance de um jogo eletrizante, pondo fim à série de 18 jogos sem perder dos Gunners em todas as competições.

Leandro Trossard, do Arsenal, saltou do banco para empatar na segunda parte, depois de Matty Cash ter inaugurado o marcador para o Aston Villa na primeira metade.

Foi a primeira derrota do Arsenal desde o desaire em Liverpool, em agosto, e apenas a segunda em toda a época.

Este raro revés dos londrinos do norte permitiu ao Aston Villa aproximar-se a três pontos do topo, enquanto o Manchester City reduziu a diferença para dois pontos ao vencer o Sunderland, mais tarde, este sábado.

Os Gunners têm um histórico de desmoronar depois de conseguirem vantagens confortáveis na luta pelo título.

Terminaram na 2.ª posição nas últimas três temporadas e não são campeões desde 2004.

No entanto, Arteta mantém-se confiante de que a equipa saberá lidar com a pressão crescente.

"Isto é a liga, vais a Old Trafford, vais a St James' Park, vais a Stamford Bridge, vens aqui, já estivemos em muitos estádios complicados", afirmou.

"O resultado podia ter sido outro, mas a realidade é esta. Estivemos 18 jogos sem perder e continuamos ali, todos muito próximos. Este é o nível da liga, temos consciência disso. É a oportunidade que temos pela frente e é nisso que nos focamos. Agora é altura de reagir, deram-me todas as razões para acreditar que vamos manter o mesmo nível. Seguimos em frente. Vamos aprender com o que aconteceu hoje e isso vai tornar-nos uma equipa melhor", acrescentou o treinador do Arsenal.

Aston Villa entra na corrida pelo título

Arteta sabe, pela experiência amarga, quantas reviravoltas ainda podem acontecer na luta pela supremacia da Premier League.

Não tem intenção de deixar transparecer a frustração após uma exibição marcada por erros de uma defesa fustigada por lesões, atualmente sem três centrais.

"Já passaram cinco meses de competição e até agora temos conseguido lidar. Vamos ter de provar que conseguimos aguentar novamente, e mais vezes, durante mais seis meses", disse.

"Quem pensa que nesta altura vamos estar com 10 pontos de vantagem vive noutro mundo", defendeu Arteta.

O Arsenal sofreu mais um revés, com Mikel Arteta a revelar que a lesão no tornozelo do central Cristhian Mosquera é mais grave do que se pensava inicialmente.

"Vai ficar de fora durante várias semanas, infelizmente", revelou. "É muito mais grave do que esperávamos, por isso vai mesmo estar ausente durante algumas semanas", acrescentou.

O treinador do Aston Villa, Unai Emery, conseguiu tirar a equipa do fundo do poço, depois de terem caído na zona de despromoção no início da época.

Os comandados de Emery não venceram nos primeiros cinco jogos, mas nove triunfos nos últimos dez encontros transformaram-nos em candidatos inesperados ao título, mesmo que o espanhol não o queira admitir.

"Não estou a pensar no título, sei que 38 jornadas vão ser muito difíceis, não somos candidatos", afirmou.

"Se estivéssemos na 35.ª jornada como agora, talvez pudesse falar de forma diferente. Na tabela, claro, agora sentimo-nos melhor do que há dois meses. Mas o Arsenal é favorito a vencer este título, sem dúvida, temos de manter o equilíbrio, porque foi esse equilíbrio que nos ajudou quando estávamos no fundo", acrescentou Unai Emery.