Mais

Mikel Arteta rebate críticas sobre “travão de mão” ao defender táticas do Arsenal

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalJavier Garcia / Shutterstock Editorial / Profimedia

Mikel Arteta garante que a tentativa do Arsenal de acabar com o jejum de títulos não será prejudicada pelas suas táticas, após acusações de que o treinador dos Gunners é demasiado cauteloso.

Os antigos internacionais ingleses Gary Neville e Jamie Carragher acusaram o Arsenal de jogar com o “travão de mão puxado” após a polémica escolha de Arteta para o onze no empate 1-1 frente ao Manchester City, no domingo.

O extremo do Arsenal, Eberechi Eze, começou no banco, apesar da ausência de Martin Odegaard, com Martin Zubimendi, Declan Rice e Mikel Merino a formarem novamente o trio do meio-campo, depois de terem desiludido na derrota por 1-0 frente ao campeão da Premier League, Liverpool, em agosto.

As táticas de Arteta estiveram perto de sair pela culatra quando Erling Haaland colocou o City em vantagem logo no início do jogo, no Emirates Stadium.

Só quando Arteta lançou Eze e Bukayo Saka ao intervalo é que o Arsenal assumiu o controlo do jogo.

Mesmo assim, foi preciso um golo nos descontos de Gabriel Martinelli para garantir o empate 1-1, que deixou a equipa cinco pontos atrás do líder Liverpool na luta pelo título.

Sem conquistar troféus desde a FA Cup de 2020 e tendo terminado como vice-campeão da Premier League nas últimas três temporadas, Arteta enfrenta cada vez mais dúvidas sobre a sua capacidade de transformar o Arsenal em campeão.

No entanto, respondeu às críticas mais recentes ao seu plano de jogo com uma frase contundente.

“Não leio, mas se me disserem que essa é a principal narrativa, ficaria extremamente surpreendido, tendo em conta o meu conhecimento, a minha experiência e a forma como analiso um jogo de futebol,” afirmou aos jornalistas esta terça-feira.

“Porque era impossível alguém prever tal domínio do Arsenal durante 96 minutos, já que isso nunca aconteceu em 17 anos de Pep (Guardiola) como treinador. Portanto, se a narrativa vai noutra direção e estamos a falar de domínio, como é possível dominar uma equipa destas se, qual foi a palavra? Travão de mão? Domínio e travão de mão: são conceitos completamente diferentes", acrescentou.

Não foi a primeira vez que Arteta fez escolhas conservadoras que resultaram numa exibição inconsistente do Arsenal.

Mikel Arteta recusou admitir que o seu onze inicial possa ter contribuído para o início lento frente ao City.

“Respeito todas as opiniões, mas quando vi tudo e revi o jogo e todos os dados, fiquei surpreendido. Colocámos Eze no lado direito. Ele poderia jogar os 90 minutos? É uma questão que coloco a mim próprio, porque nenhum de vocês sabe a carga que ele aguenta. Por isso é fácil dizer que ele podia ter começado de início. Talvez não. Porque já tinha sido titular em dois jogos consecutivos", afirmou.

O Arsenal volta a jogar no campo do Port Vale, da terceira divisão, na 3.ª jornada da Taça da Liga, esta quarta-feira.

Arteta confirmou que o extremo Noni Madueke vai ficar afastado durante algumas semanas devido a uma lesão no joelho sofrida na primeira parte frente ao City.

“Ele vai ficar fora durante algumas semanas. Provavelmente teremos de fazer uma nova ressonância na próxima semana,” disse Arteta.

“Não parece ser grave. Ele ficou muito desapontado, claro. É frustrante de ver, estava num momento muito bom. Era uma verdadeira ameaça, por isso é uma grande baixa para nós", assumiu.